Muitas vezes a média gerência é subestimada. No entanto, uma nova pesquisa da McKinsey mostrou que a satisfação de 39% dos profissionais está intrinsecamente ligada aos relacionamentos no escritório – e a maioria dessas pessoas (86%) aponta que a relação mais importante para a satisfação é aquela com a gerência.
Esses e outros dados que o estudo revelou destacam a necessidade urgente de repensar o valor da média gerência. Veja só: apenas 20% dos gerentes acreditam receber o suporte necessário de suas organizações para prosperar na gestão de pessoas. E eles gastam cerca de três quartos de seu tempo em atividades não relacionadas ao tema.
Isso ocorre principalmente devido ao excesso de burocracia e à falta de recursos adequados nas empresas. No entanto, é fundamental destacar que esses gerentes acreditam que podem agregar mais valor quando se concentram em áreas como o coaching de funcionários e o desenvolvimento de talentos.
Além disso, as recompensas oferecidas aos gerentes nem sempre estão alinhadas com as preferências deles. O que muitos ganham, por fazer um bom trabalho, são novas responsabilidades: é comum profissionais habilidosos se arrependerem de aceitar uma promoção que não combina com seus pontos fortes, por exemplo. Esses casos destacam a importância de reconhecer o talento dos profissionais em suas funções, em vez de presumir que virar gestor é o único caminho para o sucesso.
As vantagens de valorizar a média gerência são muitas:
- Investimento em inovação: muitas vezes esses gestores estão bem próximos da linha de frente do negócio. Têm uma perspectiva única do que está funcionando e do que não está, identificando oportunidades de melhoria e inovação. Ao capacitá-los para impulsionar a mudança, as organizações podem se manter à frente da concorrência e continuar evoluindo.
- Aumento de eficiência: como a média gerência supervisiona as operações diárias de suas equipes, ela pode ajudar a aumentar a eficiência e produtividade em todos os níveis, desde que receba as ferramentas e os recursos necessários para o sucesso.
- Aumento no engajamento: os gerentes são os gestores que têm contato mais direto com os funcionários. Ao capacitá-los a serem melhores líderes, as organizações podem melhorar o engajamento e a retenção de funcionários.
- Promoção da diversidade: os gerentes desempenham um papel crucial na promoção de um ambiente de trabalho inclusivo. Eles devem criar equipes diversas, garantir igualdade de oportunidades, eliminar vieses e promover uma cultura que valorize a diversidade de experiências e perspectivas.
Por isso, investir no desenvolvimento da média gerência não é apenas uma estratégia sábia mas uma necessidade premente no mundo corporativo de hoje.