ntes de aceitar uma proposta de trabalho, todos podem e devem fazer uma pesquisa sobre a reputação da empresa que fez a oferta. Eu enxergo a contratação como um casamento. Você precisa investigar mais a fundo informações sobre o potencial parceiro, nesse caso de carreira, para ter a segurança de dizer sim. Mas entendo que nem sempre é fácil levantar informações sobre uma organização, por isso reuni dez meios que podem ajudar:
1. Entreviste o entrevistador
Durante o processo seletivo, pergunte bastante sobre a cultura da empresa. Questione, também, os índices de turnover e o motivo da vaga em questão estar aberta. Procure saber sobre o estilo de liderança do gestor. Ele dá autonomia, desenvolve pessoas, ajuda quando é necessário? Não tenha vergonha de perguntar e combinar a regra do jogo antes da contratação. Se for um processo seletivo mais longo, deixe a primeira entrevista apenas para receber informações e transmitir as que forem solicitadas. Então, a partir do segundo encontro vá fazendo perguntas sobre a empresa e, no momento da oferta, peça mais uma hora com o gestor, caso ainda restem dúvidas.
2. Converse com atuais ou ex-colaboradores
Veja se entre as pessoas que você conhece existe alguém que trabalha ou já trabalhou na empresa para sondar qual é a realidade do dia a dia dentro da organização. Lembre-se apenas de que, se a vaga for confidencial, você não deve abrir para esse contato nenhuma informação do processo seletivo. Diga apenas que está investigando mais sobre a companhia para saber se vale colocá-la ou não em seu projeto de carreira.
3. Procure por notícias
Veja em veículos de imprensa e nas redes sociais o que é falado sobre a empresa. Vale, inclusive, fazer a busca pela hashtag do nome da empresa nas redes sociais.
4. Visite sites especializados em reputação
Veja a reputação da empresa em sites como Glassdoor para ler o que os funcionários e ex-funcionários comentam. Visite também o Reclame Aqui e o Consumidor.gov, nos quais encontrará percepções de clientes que tiveram algum tipo de problema com a empresa.
5. Conheça a página da empresa no LinkedIn
Procure a página da empresa no Linkedin. Veja se nela tem disponível as métricas do tempo médio de permanência das pessoas naquela empresa. Vale visitar, também, o perfil dos funcionários para ter uma ideia do tempo que eles estão na companhia, se essas pessoas tiveram promoções de cargo e, até mesmo, os tipos de informações que eles postam sobre a empresa, os eventos e os lançamentos.
6. Visite sites jurídicos
É prudente, também, investigar em sites como JusBrasil e Escavador, por meio da razão social da empresa, quais são os processos que envolvem a companhia.
7. Converse com recrutadores experientes
Pergunte para recrutadores experientes e que atuam no mercado, o que, em geral, leva os profissionais a saírem da organização em questão. Os headhunters têm muita informação sobre as empresas de uma forma geral e podem trazer com precisão dados práticos sobre a empresa que te fez a oferta.
8. Veja se há balanços financeiros divulgados
Se a empresa for de capital aberto, veja informações sobre as ações, se estão valorizando ou desvalorizando nos últimos tempos. Vale, ainda, olhar a saúde financeira da companhia por meio dos demonstrativos e balanços financeiros divulgados.
9. Visite o site da companhia
Na página própria da empresa, além de informações sobre a história, produtos, serviços e clientes, você ainda terá acesso à missão, visão e valores, além de iniciativas em prol da sociedade, dos colaboradores e do planeta.
10. Saiba quem são os principais executivos
Por fim, investigue informações sobre a diretoria dessa empresa. Qual é a trajetória deles? O que eles escrevem e publicam? Existem teses, artigos, reportagens, TED Talks sobre algum tema que dominam com o posicionamento deles? Vale fazer a mesma pesquisa sobre o gestor direto da vaga em questão.
Estamos na Era da informação. Os dados estão facilmente disponíveis para quem se dispõe a pesquisar. Assim como você não se casa com alguém sem investigar informações sobre a pessoa, você também não deveria aceitar uma proposta de trabalho sem as informações necessárias.