Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Paulo Campos

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
É mestre em Psicologia da Educação, Professor na FDC e membro da Nōvi - um estúdio especializado em cultura de aprendizagem.
Continua após publicidade

Um guia do que não fazer para se dar bem com seu novo gestor

Resistir à mudança pode complicar a transição, o que traz consequências negativas também para os liderados. Confira dez comportamentos que devem ser evitados em prol de um escritório saudável.

Por Paulo Campos, colunista da Você RH
16 abr 2024, 16h05
Homem em cima de uma peça de madeira, acima de outras pessoas em pé diante dele.
 (Andrii Yalanskyi/Getty Images/Reprodução)
Continua após publicidade

No mundo ideal, a chegada de um novo gestor é vista como uma oportunidade de crescimento e renovação. Na realidade, uma certa resistência à mudança, por parte dos liderados, pode complicar a transição.

Reconhecer esse desafio, no entanto, é o primeiro passo para superá-lo. O segundo é identificar quais comportamentos prejudicam a relação entre líderes e colaboradores – e quais contribuem para a criação de um ambiente de trabalho saudável.

Para te ajudar nesta reflexão, apresento este guia invertido: uma lista de atitudes cotidianas que você deve evitar para estabelecer uma relação positiva e construtiva com seu gestor. Confira:

  1. Ignorar a comunicação. Esta é a melhor maneira de construir uma barreira entre você e seu líder. Frases que demonstram esta postura: “Eu vi seu e-mail. Mas não achei que fosse importante responder.” “Pensei que a presença na reunião de equipe fosse opcional. Por isso não compareci.”
  2. Resistir à mudança. Assim você mostra que é inflexível e contrário ao progresso da equipe. Frases que demonstram esta postura: “Isso não vai funcionar. Nós fazíamos de outro jeito e estava bom assim.” “Novo sistema? Vou continuar usando o antigo, porque eu já sei como ele funciona.”
  3. Concentrar-se em si mesmo. Frases que demonstram esta postura: “Isso realmente não me beneficia diretamente, então prefiro não participar.” “Esta dinâmica pode ser boa para a empresa. Mas o que eu ganho com ela?”
  4. Espalhar negatividade. Frases que demonstram esta postura: “Essa estratégia é uma perda de tempo. Já vi algo semelhante falhar.” “Não sei por que estão animados com isso. Vai dar errado.”
  5. Desconsiderar a cultura da empresa. Frases que demonstram esta postura: “Valores organizacionais? Isso é papo furado.” “Uma cultura de feedback me parece uma desculpa para criticar tudo.”
  6. Faltar com o respeito. Frases que demonstram esta postura: Esse é o plano? Não conte com minha ajuda – e boa sorte tentando fazê-lo funcionar.” “Sim, você é o chefe. Mas isso não significa que sabe o que é melhor para nós.”
  7. Manter-se desatualizado. Frases que demonstram esta postura: Cursos de desenvolvimento profissional? Prefiro fazer meu trabalho do jeito que estou acostumado.” “Não vi as novas diretrizes. Provavelmente são as mesmas coisas de sempre.”
  8. Recusar-se a colaborar. Porque um bom colega de equipe faz tudo sozinho. Frases que demonstram esta postura: “Ajudar outro departamento? Obrigado: não é minha tarefa.” “Projeto em equipe? Prefiro confiar no meu próprio trabalho.”
  9. Rejeitar feedbacks. Porque esta é apenas outra palavra para “crítica”. Frases que demonstram esta postura: “Receber um feedback não é realmente necessário. Já sei como estou me saindo.” “Essa crítica é injusta. Eu faria diferente… se eu quisesse.”
  10. Cultivar conflitos. Afinal, nada como um bom drama no local de trabalho. Frases que demonstram esta postura: “O que o novo líder disse não faz sentido. Vamos ignorá-lo.” “Se ele pensa que vamos aceitar esta ordem, está muito enganado.”

                    Abandone todos os comportamentos acima. Abrace a comunicação aberta, a flexibilidade, o respeito e a colaboração. Isso melhora a nossa relação com os líderes, mas também contribui significativamente para a cultura e o sucesso da organização.

                    Continua após a publicidade

                    Aqui vai uma #dicaDuka: use este guia como um lembrete humorístico, mas perspicaz, dos valores e atitudes que promovem um ambiente de trabalho saudável e enriquecedor. Lembre-se: o aprendizado começa quando a leitura termina.

                    Um abraço e até a próxima.

                    Compartilhe essa matéria via:

                     

                    Publicidade

                    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

                    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

                    Black Friday

                    A melhor notícia da Black Friday

                    BLACK
                    FRIDAY

                    MELHOR
                    OFERTA

                    Digital Completo
                    Digital Completo

                    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

                    a partir de 5,99/mês*

                    ou
                    BLACK
                    FRIDAY
                    Impressa + Digital
                    Impressa + Digital

                    Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

                    a partir de 10,99/mês

                    ou

                    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
                    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

                    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
                    Fechar

                    Não vá embora sem ler essa matéria!
                    Assista um anúncio e leia grátis
                    CLIQUE AQUI.