Um guia do que não fazer para se dar bem com seu novo gestor
Resistir à mudança pode complicar a transição, o que traz consequências negativas também para os liderados. Confira dez comportamentos que devem ser evitados em prol de um escritório saudável.
No mundo ideal, a chegada de um novo gestor é vista como uma oportunidade de crescimento e renovação. Na realidade, uma certa resistência à mudança, por parte dos liderados, pode complicar a transição.
Reconhecer esse desafio, no entanto, é o primeiro passo para superá-lo. O segundo é identificar quais comportamentos prejudicam a relação entre líderes e colaboradores – e quais contribuem para a criação de um ambiente de trabalho saudável.
Para te ajudar nesta reflexão, apresento este guia invertido: uma lista de atitudes cotidianas que você deve evitar para estabelecer uma relação positiva e construtiva com seu gestor. Confira:
- Ignorar a comunicação. Esta é a melhor maneira de construir uma barreira entre você e seu líder. Frases que demonstram esta postura: “Eu vi seu e-mail. Mas não achei que fosse importante responder.” “Pensei que a presença na reunião de equipe fosse opcional. Por isso não compareci.”
- Resistir à mudança. Assim você mostra que é inflexível e contrário ao progresso da equipe. Frases que demonstram esta postura: “Isso não vai funcionar. Nós fazíamos de outro jeito e estava bom assim.” “Novo sistema? Vou continuar usando o antigo, porque eu já sei como ele funciona.”
- Concentrar-se em si mesmo. Frases que demonstram esta postura: “Isso realmente não me beneficia diretamente, então prefiro não participar.” “Esta dinâmica pode ser boa para a empresa. Mas o que eu ganho com ela?”
- Espalhar negatividade. Frases que demonstram esta postura: “Essa estratégia é uma perda de tempo. Já vi algo semelhante falhar.” “Não sei por que estão animados com isso. Vai dar errado.”
- Desconsiderar a cultura da empresa. Frases que demonstram esta postura: “Valores organizacionais? Isso é papo furado.” “Uma cultura de feedback me parece uma desculpa para criticar tudo.”
- Faltar com o respeito. Frases que demonstram esta postura: “Esse é o plano? Não conte com minha ajuda – e boa sorte tentando fazê-lo funcionar.” “Sim, você é o chefe. Mas isso não significa que sabe o que é melhor para nós.”
- Manter-se desatualizado. Frases que demonstram esta postura: “Cursos de desenvolvimento profissional? Prefiro fazer meu trabalho do jeito que estou acostumado.” “Não vi as novas diretrizes. Provavelmente são as mesmas coisas de sempre.”
- Recusar-se a colaborar. Porque um bom colega de equipe faz tudo sozinho. Frases que demonstram esta postura: “Ajudar outro departamento? Obrigado: não é minha tarefa.” “Projeto em equipe? Prefiro confiar no meu próprio trabalho.”
- Rejeitar feedbacks. Porque esta é apenas outra palavra para “crítica”. Frases que demonstram esta postura: “Receber um feedback não é realmente necessário. Já sei como estou me saindo.” “Essa crítica é injusta. Eu faria diferente… se eu quisesse.”
- Cultivar conflitos. Afinal, nada como um bom drama no local de trabalho. Frases que demonstram esta postura: “O que o novo líder disse não faz sentido. Vamos ignorá-lo.” “Se ele pensa que vamos aceitar esta ordem, está muito enganado.”
Abandone todos os comportamentos acima. Abrace a comunicação aberta, a flexibilidade, o respeito e a colaboração. Isso melhora a nossa relação com os líderes, mas também contribui significativamente para a cultura e o sucesso da organização.
Aqui vai uma #dicaDuka: use este guia como um lembrete humorístico, mas perspicaz, dos valores e atitudes que promovem um ambiente de trabalho saudável e enriquecedor. Lembre-se: o aprendizado começa quando a leitura termina.
Um abraço e até a próxima.