Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Vívian Rio Stella

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Doutora em Linguística pela Unicamp. Idealizadora, curadora e professora da VRS Academy, pesquisa e desenvolve trabalhos voltados à lifelong learning
Continua após publicidade

IA: letramento para ontem

Saber falar dessa tecnologia é tão importante quanto aprender a usá-la. E esse conhecimento pode fazer a diferença entre quem mantém ou perde o emprego.

Por Vívian Rio Stella, colunista da Você RH
3 set 2024, 17h02
Uma mão de um robô próximo a teclas de um notebook
 (RyanKing999 / Getty Images/Reprodução)
Continua após publicidade

“Outro dia ficou fora do ar e eu me perguntei como trabalhar…”

“Já não sei mais ficar sem…”

“Tenho feito até roteiro de viagem e aula de inglês com IA.”

Essas são algumas frases que me marcaram recentemente, em conversas com profissionais de diferentes áreas, sobre o uso de IA generativa, como ChatGPT, Gemini e tantos outros disponíveis.

Ao mesmo tempo, já ouvi frases como:

“Mas você percebe quando alguém escreve usando IA?”

Continua após a publicidade

“Será que não tem mesmo vieses em IA? E a ética como fica?”

“Vamos ficar mais ou menos inteligentes, usando IA?”

E, nas grandes organizações, a discussão vem ocorrendo, até para decidir se vão ser criados modelos exclusivos para garantir a confidencialidade, se e em que contexto incentivar ou autorizar o uso – assim como há as que adotam com a maior euforia do mundo, como se todos os problemas fossem ser resolvidos.

Tamanho é o interesse em entender como as pessoas têm (re)agido nesse mundo com IA que a Microsoft e o LinkedIn publicaram recentemente uma pesquisa sobre o uso da inteligência artificial no ambiente de trabalho.

Continua após a publicidade

 

No estudo, 31 mil pessoas foram entrevistadas, em 31 países, incluindo o Brasil. Dentre os dados, três em cada quatro profissionais utilizam IA no seu dia a dia, facilitando tarefas, aumentando a criatividade e permitindo que as pessoas foquem no que realmente importa. No entanto, muitas pessoas têm medo de admitir que usam IA, receosas dos julgamentos das pessoas e até de que suas funções possam ser vistas como substituíveis pela tecnologia.

Essa preocupação é compreensível diante do novo. Resistir é um dos muitos comportamentos diante de algo que impacta nossos valores, nossos comportamentos e nossas relações com o que fazemos e com quem convivemos. 

Mas é importante ressaltar que, no Brasil, temos pouco letramento digital, isto é, consumimos muito conteúdo, mas ainda precisamos entender mais sobre sua lógica de produção e como interpretar o que chega até nós. Os dados dizem muito sobre isso: 

  • Ocupamos o segundo lugar no ranking mundial de uso de telas (Electronics Hub, 2024), com média de 9 horas e 13 minutos por dia na frente de algum dispositivo, atrás apenas da África do Sul; 
  • Estamos em último lugar em uma pesquisa sobre a capacidade de identificar conteúdos falsos na internet (‘Questionário da Verdade’, OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Segundo os dados da pesquisa, muitos adultos brasileiros têm dificuldade em discernir se uma notícia online é verdadeira ou não;
  • Enquanto 85% das pessoas no Brasil têm o hábito de se informar pelas redes sociais, 30% da população do Japão, da Alemanha, do Reino Unido e da Finlândia buscam informações nessas fontes.
Continua após a publicidade

Não tem opção: o mundo será assim

Como bem afirmou Carla Zotini em sua palestra no Summit de Segurança Psicológica, não teremos a opção de viver num mundo com ou sem IA, assim como não temos a opção de, hoje em dia, fazer cirurgias com ou sem anestesia. 

Mas diante de novas linguagens, novos modos de produção de conteúdos, constantes mudanças e hiperconectividade, é ainda mais valioso desenvolvermos pensamento crítico, sermos curadores do que acessamos, interpretarmos as informações com base no contexto em que ela é produzida e veiculada, sermos poliglotas na linguagem que circula em tantos canais e situações de interação. 

Senão, nos restará uma posição de consumo passivo de conteúdos, um uso a partir de uma perspectiva ou apaixonada demais, dependente demais ou cética demais. O “ou” que nos coloca em posições opostas não contribui para o aumento do letramento e do uso consciente e criterioso dessa e tantas novidades que ainda estão por vir.

Estar em contato com IA, informar-se, debater com as pessoas, experimentar para diferentes finalidades é uma das atitudes mais alinhadas à mentalidade de aprendizado por toda a vida. Ainda que gere desconfortos, que provoque confrontos com valores ou que nos coloque como aprendizes. Mas, sabendo se comunicar com ela e sobre ela, tudo fica mais fácil. 

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:

As empresas estão mudando. O tempo todo. Fique por dentro: acompanhe a Você RH no Instagram, no LinkedIn e no YouTube.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.