Os principais RHs do Brasil já demonstram o entendimento de que, na atualidade, é preciso contratar caráter e entusiasmo e treinar e desenvolver habilidades técnicas. Essa visão de revolução da aprendizagem corporativa também é uma das principais conclusões do 1º Mapeamento de Tendência da Educação Corporativa no Brasil, realizado pela edtech Revvo, nova marca (e nome) da antiga LEO Learning Brasil.
O estudo pode ser acessado de forma completa e gratuita aqui.
Mais do que atrair, as organizações entendem que são desafiadas a formar profissionais, segundo o estudo constatou. Por isso, 84% das corporações procuram modelos não tradicionais – ou seja, híbridos e com grades curriculares flexíveis, em oposição aos modelos rígidos de palestras e workshops, considerados ineficientes, principalmente em empresas que adotaram o trabalho remoto ou híbrido.
Além disso, 60% buscam desenvolver habilidades comportamentais em seus colaboradores. Afinal, já que o mercado oferece muitas opções de cursos de habilidades específicas, a necessidade das companhias está em moldar e evoluir o modo como esses profissionais aplicam esse conhecimento, alinhando-o também com a cultura organizacional. “Em geral, até recentemente, as empresas contratavam baseadas em decisões técnicas, mas demitiam em função de pontos comportamentais, como a dificuldade de atuar em equipe, os déficits de inteligência emocional e a falta de pensamento crítico”, avalia o CEO da Revvo, Richard Uchoa.
Os entrevistados na pesquisa também apontaram que entre os maiores desafios para implementar cursos corporativos estão: tempo, para 46,7%; a grade curricular e os cursos do mercado, para 20%; e a logística, para 13,3%. Nesse sentido, segundo o CEO, uma modalidade se destaca. “O sistema híbrido traz conteúdos no formato gravado e desafia os alunos com várias atividades de aprendizagem colaborativa ao vivo”, explica.
Revolução da aprendizagem
A pesquisa é uma realização da Revvo, o novo nome da LEO Learning Brasil. A empresa passou por recente transformação para acompanhar e liderar o movimento de revolução da aprendizagem e já “nasce” com cerca de 400 clientes no portfólio e 3 milhões de pessoas capacitadas por meio de metodologia inovadora e customizada de aprendizagem digital.
Ao transformar a marca, reforça o objetivo de revolucionar o mercado de treinamento e desenvolvimento corporativo, por meio de uma metodologia inovadora e customizada de aprendizagem digital, com programas híbridos e treinamentos de acordo com a necessidade de cada empresa.
Para ter acesso à pesquisa na íntegra, clique aqui.