Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Google libera cursos gratuitos e online para mulheres

Entre os temas estão futuro do trabalho, rotina híbrida de trabalho, criatividade e retomada da confiança em si própria. Saiba como se inscrever

Por Elisa Tozzi
14 set 2021, 07h00
Imagem mostra uma mulher branca, de cabelos longos, castanhos e lisos, presos em um rabo de cavalo, anotando algo em um caderno. Ela está numa sala doméstica sentada no chão, em frente a um notebook.
 (Pexels / Artem Podrez/Divulgação)
Continua após publicidade

As mulheres foram fortemente afetadas pela crise econômica decorrente da pandemia de covid-19. Segundo dados de maio de 2020 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), havia 45,8% de mulheres no mercado de trabalho no terceiro trimestre do ano passado, o percentual mais baixo desde 1990, época em que a porcentagem foi de 44,2%.

Pensando na inserção feminina no mercado de trabalho, o Google acaba de lançar uma nova trilha de aprendizado – online e gratuita – voltada para mulheres que querem impulsionar suas carreiras. Trata-se do Cresça com o Google para Mulheres, que já está com as inscrições abertas (acesse aqui).

O programa, que chega a sua quarta edição, tem o enfoque em mulheres que já estão no mercado e querem se manter atualizadas e, também, em profissionais que precisam voltar a trabalhar, seja como funcionária ou dona do próprio negócio.

As aulas são ministradas por profissionais do Google e da Rede Mulher Empreendedora e abordam seis temas: Futuro do Trabalho – Principais mudanças e como se inserir, A importância do aprendizado contínuo, Rotina Híbrida – como conciliar as atividades presenciais e remotas; Criatividade – como ter uma visão de inovação para as situações cotidianas; Atitude Empreendedora para construção do futuro; e Como retomar a confiança após um período fora do mercado. As aulas ficam disponíveis neste link e são traduzidas em Libras.

Inspiração de quem já ficou fora do mercado

A aula de abertura do curso é ministrada por Carol Azevedo, diretora de RH do Google na América Latina. Ela própria sentiu na pele o desafio de se reinserir no mercado após ter ficado um ano sem trabalhar para acompanhar o marido que recebeu uma oferta de emprego na Alemanha. “Quando retornamos ao Brasil, decidi que era hora de buscar um novo trabalho, mas não sabia o que fazer pois me sentia desatualizada e desconectada do mercado de trabalho. Busquei aconselhamento de carreira com pessoas conhecidas e isso foi a chave para minha recolocação, pois além dela abrir portas para outras oportunidades, ela também me ajudou a ter novas perspectivas”, diz Carol.

Continua após a publicidade

Para ela, sensação de desatualização e falta de investimento prévio no networking são grandes desafios das mulheres que precisam retornar ao mercado. Além disso, há o problema do excesso de tarefas femininas. “A mulher ainda é sobrecarregada na vida pessoal com as funções relacionadas à casa, à família, aos filhos. Isso, quando aliado à vida profissional, culmina numa dificuldade adicional para que as mulheres consigam conciliar vida pessoal e profissional”, explica Carol.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

 

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.