Psicologia e saúde mental: 9 cursos grátis de universidades estrangeiras
Universidades da Europa e dos Estados Unidos liberam cursos online gratuitos. A maioria deles tem certificados e legendas em português. Confira
O Coursera, site que reúne aulas online gratuitas de instituições de ensino espalhadas pelo mundo, tem uma boa seleção de cursos para quem quer se aperfeiçoar em temas como psicologia e saúde mental. Escolhemos alguns abaixo. Confira e se inscreva.
1. Primeiros socorros psicológicos: edição covid
Quem oferece: Universidade Autônoma de Barcelona
Idioma: Espanhol, com legendas em espanhol e inglês
Carga horária: 5 horas
Programa: Versão simplificada de outro curso da Universidade sobre primeiros socorros psicológicos, as aulas são focadas nos impactos que a pandemia da covid-19 causou na saúde mental das pessoas – tanto crianças, quanto adultos. O curso não oferece certificado.
2. Primeiros socorros psicológicos
Quem oferece: Johns Hopkins
Idioma: Inglês com legendas em português
Carga horária: 6 horas
Programa: Por meio do modelo RAPID (sigla em inglês para escuta reflexiva, avaliação das necessidades, priorização, intervenção e disposição), os alunos compreendem os tipos de transtornos psicológicos e como auxiliar pessoas em crise. O curso tem certificado.
3. Introdução à psicologia
Quem oferece: Yale
Idioma: Inglês com legenda em português
Carga horária: 15 horas
Programa: O curso faz uma visão geral do comportamento e pensamento humano. As aulas exploram tópicos como percepção, comunicação, aprendizagem, memória, tomada de decisões, persuasão, emoções e comportamento social. O curso tem certificado.
4. Psicologia da Percepção
Quem oferece: Universidade de Palermo
Carga horária: 17 horas
Idioma: Espanhol com legendas em espanhol
Programa: Como os nossos sentidos funcionam? A percepção é um reflexo fiel do ambiente que nos rodeia? Qual é a diferença entre a percepção e a alucinação? Essas são algumas das perguntas respondidas neste curso que gera certificado.
5. Entendendo o cérebro: neurobiologia no dia a dia
Quem oferece: Universidade de Chicago
Carga horária: 28 horas
Idioma: Inglês com legendas em português
Programa: aprenda como o sistema nervoso produz comportamentos, como usamos nosso cérebro todos os dias e como a neurociência pode explicar os problemas comuns que afetam as pessoas. Curso tem certificado.
6. Psicologia positiva e saúde mental
Quem oferece: Universidade de Sidney
Carga horária: 20 horas
Idioma: Inglês com legendas em português
Programa: o curso aborda os diferentes aspectos da boa saúde mental, dá uma visão geral dos principais tipos de transtornos mentais, suas causas e tratamentos e explica como buscar apoio. O curso tem certificado.
7. Entendendo a memória
Quem oferece: Universidade Wesleyan
Carga horária: 9 horas
Idioma: Inglês com legendas em português
Programa: o curso mostra como a memória funciona, por que às vezes falha e o que podemos fazer para melhorá-la. Para ilustrar os diferentes aspectos da memória, o professor usa trechos de filmes. O curso tem certificado.
8. Psicologia Social
Quem oferece: Universidade Wesleyan
Carga horária: 38 horas
Idioma: Inglês com legendas em português
Programa: todos enfrentamos questões semelhantes no que diz respeito ao comportamento humano: o que nos leva a gostar de uma pessoa e a não gostar de outra? Como os conflitos e preconceitos se desenvolvem e como podem ser reduzidos? Este curso oferece uma breve introdução à psicologia social clássica e contemporânea, cobrindo tópicos como tomada de decisão, persuasão, comportamento de grupo, atração pessoal e fatores que promovem a saúde e o bem-estar. O curso tem certificado.
9. A ciência do bem-estar
Quem oferece: Yale
Carga horária: 19 horas
Idioma: Inglês com legendas em português
Programa: O curso de felicidade mais famoso de Yale. Os alunos se envolvem em uma série de desafios criados para aumentar a felicidade e construir hábitos mais produtivos. Como preparação para essas tarefas, a professora Laurie Santos revela conceitos errôneos sobre felicidade, características irritantes da mente que nos impedem de ter bem-estar e pesquisas que podem nos ajudar a mudar.