6 formas de incorporar o aprendizado no dia a dia
Colocar ações em prática até que virem hábitos é um ótimo caminho para aprender de maneira mais rápida e divertida. Veja como fazer isso.
N
o último artigo que escrevi para esta coluna, conversamos sobre hábitos. E eu havia prometido continuar o tema, tendo como base o que aprendi com o livro Hábitos Atômicos: Um Método Fácil e Comprovado de Criar Bons Hábitos e Se Livrar dos Maus, de James Clear. Fico feliz quando vejo que várias pessoas que mentoro já conseguiram mexer aqui e ali em seus hábitos diários, usando algumas dessas orientações. Pequenos passos todos os dias!
Leia este artigo algumas vezes e tente incorporar algumas das dicas em sua vida a partir de hoje. Então, vamos aprender mais sobre hábitos!
1. Deixe objetivo e organizado
Faça com que o comportamento que você quer que vire hábito esteja claro – e na agenda. Anote tudo aquilo que deve fazer parte da sua rotina, por mais simples que seja. Quer caminhar durante 30 minutos todos os dias ou então escutar e analisar uma música em inglês duas vezes por semana? Que isso fique bem claro (e anotado).
2. Deixe bem atraente e bonito
Com uma descarga de dopamina (hormônio do prazer), você também terá uma descarga de motivação. Se você quer ser mais ativo e frequentar mais a academia, que tal comprar uma roupa nova para praticar esportes? Ou compre cadernos e canetas caso seu foco seja nos estudos.
3. Deixe bem fácil
A forma mais eficaz de aprender é praticar, não planejar. Crie um ambiente que facilite a ação para que se torne um hábito sem fricção, sem perda de tempo, sem obstáculos. E crie intencionalmente dificuldade, fricção e perda de tempo para aquele hábito ruim que você quer que seja diminuído ou eliminado. É como deixar a água e a maçã na sua mesa de trabalho e o cigarro no porta-malas do carro.
4. Deixe divertido
Diversão é algo pessoal, então a dica é que você pare para pensar sobre o que é divertido para você. Eu adoro caminhar ouvindo podcast e isso me anima muito. Ver uma série que você ama com a intenção de aprender cinco palavras novas. Colocar o Spotify na TV da sala, escolher suas músicas preferidas em inglês, na opção com letra, e cantar, dançar, aprender. Aprender, aliás, tem de ser leve, porque será para vida inteira.
5. Deixe gratificante
Quando recebemos recompensas, temos mais probabilidade de repetir. Quando somos punidos, temos mais probabilidade de evitar. Temos maior propensão a repetir ações e comportamentos divertidos e gratificantes.
6. Deixe outras pessoas fazerem parte da sua aprendizagem
Chamar amigas e amigos para estudar, praticar, testar e fazer junto é quase sempre a ação que mais contribui com jornadas de aprendizagem. Porque pode ser bom, acolhedor e divertido quando você se compromete com alguém. E normalmente é mais fácil a gente se comprometer com alguém do que com a gente mesmo, né? Duplas de pessoas que se comprometem em trocar áudios contando sobre a vida em inglês, mesmo com erros, chegam mais rápido à fluência. São os chamados parceiros de aprendizagem.
Um parceiro de aprendizagem nos convida, nos cobra, nos envolve, nos estimula, não nos deixa esquecer do compromisso, não nos deixa desistir. Então, coloque intencionalidade nisso: convide pessoas para estudar com você, monte grupos de estudo regulares, troque áudios sobre um tema com alguém, faça perguntas, faça parte de redes, ofereça aulas gratuitas, comprometa-se em postar sobre o tema, escreva, se exponha.
Crie seus contextos de aprendizagem para que você cultive sua motivação de aprender o ano inteiro – e a vida inteira.