62% dos profissionais querem mudar de carreira
Levantamento da EBAC também mostrou que um terço das pessoas investiria no ensino à distância para tentar fazer a transição
Se você está terminando 2023 com a vontade de trocar de carreira, saiba que não está sozinho nessa. 62% dos brasileiros gostariam de fazer o mesmo, e 47% acreditam que dá para aprender uma nova profissão e conseguir um novo emprego em seis meses.
Os dados são resultado de levantamento feito pela EBAC, a Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia. 1139 pessoas que têm entre 18 e 49 anos responderam ao questionário online – e 26% dos respondentes já mudaram de área de trabalho em algum outro momento de suas vidas.
A EBAC, que oferece mais de 150 cursos online, perguntou aos entrevistados sobre seu interesse nessa modalidade. E 35% deles afirmaram que desejam investir no ensino à distância para realizar uma transição de carreira.
Há também aqueles que fazem cursos online com o objetivo de ganhar um salário melhor ou ter uma renda extra – grupo que representa 50% dos respondentes. 58% recorrem ao ensino à distância simplesmente para “crescer profissionalmente”. (A soma das porcentagens é maior do que 100 porque as alternativas não são excludentes.)
Entre os entrevistados que já mudaram de área de trabalho, 39% fizeram cursos de curta duração, enquanto 29% optaram pela longa duração. Para escolher sua modalidade, é importante analisar as habilidades técnicas necessárias para atuar na sua área de interesse e listar as opções disponíveis para você – depois, é claro, de refletir se o problema atual é sua função ou seu local de trabalho.
Confira mais dicas para mudar o rumo de sua carreira, como investir no networking, nesta coluna da VOCÊ RH.