Como o investimento bilionário da Nestlé vai impactar a gestão de pessoas
Empresa anuncia destinação de 1,8 bilhão de reais para iniciativas no país
Nestlé Brasil anunciou recentemente que os investimentos da empresa no país vão ultrapassar a marca de 1,8 bilhão de reais este ano — o dobro do valor observado em 2021. À VOCÊ RH, o vice-presidente de recursos humanos, Enrique Rueda, conta que parte desse montante deve impactar a gestão de pessoas.
Grande parte do valor, cerca de 40%, será destinado à construção da nova fábrica da Nestlé Purina, em Santa Catarina, cujas obras começaram em janeiro. O restante deve ser destinado para operações industriais, como novas tecnologias, transformação digital, processos sustentáveis nas fábricas e cadeia logística.
Segundo Enrique, 2022 será marcado também por investimentos em iniciativas e programas voltados ao cuidado com o funcionário, ao treinamento da liderança com foco em inteligência emocional, ao desenvolvimento de pessoas e às ações de diversidade e inclusão. Saiba mais na entrevista com o executivo:
Qual o impacto do investimento no RH da empresa?
O ano de 2022 será mais um ciclo de investimentos em iniciativas e programas voltados principalmente ao cuidado com o colaborador, à atuação junto à liderança com foco em inteligência emocional, ao desenvolvimento de pessoas e às ações de diversidade e inclusão. Este ano, o Canal de Bem-Estar — que reúne conteúdo de nutrição, saúde física e mental aos colaboradores e seus familiares, além de aposentados, dentro da plataforma Que Bem Que Faz — passará por novidades, com benefícios e um olhar completo também para a saúde dos dependentes dos funcionários, sendo possível personalizar o acompanhamento da saúde física e mental. Ao estendermos as iniciativas para os dependentes dos funcionários, ressaltamos a importância de um trabalho direcionado além das paredes dos escritórios, fábricas, centros de distribuição e filiais de vendas.
Neste momento ainda sensível de saúde, o cuidado com as pessoas é um diferencial. O programa +Imunidade, com atendimento prestado por mais de 80 nutricionistas da Nestlé com o propósito de fortalecer a imunidade e proporcionar uma experiência de saúde humanizada, seguirá com as consultas virtuais, de modo a atingir um maior número de pessoas em temas como alimentos mais importantes para aumentar a imunidade, refeições saudáveis, conservação dos alimentos e dicas de lanches e pratos.
Outra mudança foi a adoção de uma plataforma gamificada e inclusiva para a integração dos novos colaboradores — a tecnologia de videobot interativa conta com legendas e tradução em Libras.
Qual será foco dos treinamentos para a liderança?
Seguiremos investindo no Programa de Liderança, que tem o objetivo de desenvolver a inteligência emocional dos nossos líderes para que eles também sejam capazes de suportar seus times, inclusive na gestão à distância, criando ações que estimulem a integração das equipes e compartilhamento de vivências sobre este novo momento.
Como é o novo programa de qualificação para jovens?
Em fevereiro deste ano, realizamos a primeira edição do Nestlé Conecta, que entrou para o nosso calendário e que oferece capacitações e oportunidades de emprego nas empresas que integram a iniciativa Aliança pelos Jovens, liderada pela Nestlé e voltada ao aumento da empregabilidade. Ao longo da programação, as empresas apresentaram dicas e orientações sobre como buscar oportunidades nestas organizações, com um portal de vagas disponíveis. O evento seguiu o conceito de gamificação, em que os jovens puderam acumular pontos para concorrer a benefícios exclusivos ao realizar tarefas ou participar das atividades. Ao se cadastrar, o participante recebeu um link para convidar seus amigos, e aqueles que mais indicarem participantes ganharam mentoria com lideranças das empresas da Aliança pelos Jovens – parceria liderada pela Nestlé e formada por 71 empresas comprometidas em oferecer oportunidades de primeiro emprego e conhecimento, com a possibilidade de estágio compartilhado entre elas. Durante o Nestlé Conecta, a companhia abordou temas importantes para a carreira dos futuros profissionais, como inovação e criatividade, empreendedorismo, currículo e entrevistas, equilíbrio, autocuidado e finanças pessoais.
Em outra frente, no final de 2021 realizamos o primeiro Data Challenge da Nestlé, que contou com mais de 90 participantes da competição. Durante pouco mais de um mês, os competidores participaram de cinco squads e treze lives e os cinco finalistas tiveram mais de dez horas de coaching, com pílulas de storytelling e data science, com foco no negócio e na parte técnica. Essa iniciativa foi criada especialmente para contribuir com o desenvolvimento de novas competências e para abrir novas possibilidades de carreira para os finalistas. O resultado foi incrível e a ideia é que programas como esse estejam conectados ao nosso negócio ao longo do ano. É uma forma de conectar estudantes, estar perto das universidades e atrair jovens talentos.
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