Dasa cria programa para migrar seus funcionários para a tecnologia
Aqueles que demonstram interesse pela área de tecnologia puderam participar do piloto do programa
Dasa acaba de lançar o Forma Tech, programa cujo objetivo é capacitar funcionários da empresa para que eles passem a atuar na área de tecnologia. Além de acelerar a ascensão da carreira de equipes de áreas variadas, como recepção, manutenção, radiologia e coleta, a iniciativa também busca suprir a escassez de talentos disponíveis no mercado.
A primeira fase do projeto teve início em junho de 2022, quando 26 funcionários que já cursavam faculdade na área de tecnologia participaram. A formação deles é desenvolvida por meio de uma plataforma de educação à distância e tem duração de oito semanas.
Os alunos podem escolher em qual jornada de programação querem se especializar. Durante as semanas de formação, eles têm aulas teóricas e mentorias técnicas. Ao final, há uma avaliação de conhecimentos. É então que eles passam a integrar o time de tecnologia da Dasa e continuam o aprendizado por meio do Dasa Educa, plataforma que reúne conteúdos científicos, lives, simpósios, podcasts e aulas sobre várias especialidades.
Venâncio Guimarães, diretor de produtos, pessoas e cultura da Dasa, fala mais sobre a iniciativa:
Apenas funcionários que já cursam faculdade na área de tecnologia podem participar do programa?
A primeira turma do Forma Tech é um piloto para funcionários selecionados que estudam ou cursam faculdades da área de tecnologia ou correlatas, como ciência da computação, tecnologia da informação e sistemas de informação. São profissionais da Dasa que estão em áreas como recepção, manutenção, radiologia e coleta, e que já manifestaram interesse por tecnologia. No entanto, ainda há muitas pessoas que não estudam tech e que gostam do tema. Por isso, a ideia é que, no futuro, qualquer funcionário possa se inscrever no programa.
Há planos de levar o programa para profissionais de fora da Dasa?
Ainda temos muito espaço para crescer dentro da empresa. São centenas de profissionais que querem essa chance. Mas faz mais sentido desenvolvermos primeiramente os colaboradores que já fazem parte da Dasa. Se, com o fortalecimento e consolidação do programa, entendermos que podemos ajudar profissionais do mercado que sonham em trabalhar com tecnologia, existe essa possibilidade.
Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante