Empresas investem no desenvolvimento de lideranças mais empáticas
Educação corporativa, desenvolvimento da liderança, tecnologia e diversidade estão entre temas priorizados pelos RHs
iante do aumento da competitividade por profissionais qualificados e da alta rotatividade em posições estratégicas, as empresas têm reforçado ações de educação corporativa, principalmente para os gestores. Oito em cada dez profissionais de RH ouvidos na pesquisa HR Innovation, realizada pela empresa de gestão de RH Ahgora, afirmam que o desenvolvimento de lideranças mais empáticas e capazes de inspirar confiança em suas equipes é uma prioridade da empresa — 22% colocaram esse item como o primeiro da lista. “São os gestores os principais responsáveis por representar e perpetuar os valores da companhia para seus liderados, além de serem exemplos. É assim que a cultura é disseminada”, afirma Lázaro Malta, CEO do Ecossistema Ahgora.
Dos 294 respondentes, 18% dizem que a educação corporativa é prioridade; 32% afirmam que deve haver investimento nessa área em 2022 e 26,5% afirmaram que, apesar de ainda não ser prioridade, o tema está no planejamento para ser. Apenas 19% responderam que, apesar de fazer sentido, o investimento em educação ainda não é uma prioridade e nem deve ser tão cedo.
Uso de dados
Outra tendência apontada no estudo é que a utilização de dados para realizar análises e antecipar cenários deve ser cada vez mais comum no dia a dia da gestão de pessoas. Para quase 68% dos participantes, investir mais em tecnologia e análise de dados é ou deve ser uma prioridade.
A rotatividade aparece em primeiro lugar como indicador mais analisado, sendo citado por 46% dos respondentes. Em seguida vêm a avaliação de desempenho (43%) e o custo da folha de pagamento (42,5%).
Em 2022, 9,5% responderam que são totalmente orientados por indicadores de RH. Na pesquisa anterior, 8% afirmaram o mesmo — o número é baixo, mas já demonstra certo avanço.
Já a diversidade continua valorizada na estratégia corporativa. Ações de inclusão estão no planejamento de 74% das empresas ouvidas — 21% das companhias consideram que essa questão uma prioridade no momento. Saiba mais sobre a pesquisa clicando aqui.
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