Sólides lança MBA com foco em gestão de pessoas
Curso, 100% EAD, é o primeiro de uma HR Tech reconhecido pelo MEC no país.
Empresa de tecnologia para gestão de pessoas de pequenas e médias empresas (PMEs), a Sólides anuncia o lançamento do MBA “Gestão Estratégica de Pessoas e Inovação em RH e DP” em parceria com a Faculdade Arnaldo. O curso é o primeiro de uma HR Tech reconhecido pelo MEC no país. A expectativa é que a vertical de educação da Sólides, com destaque para a sua plataforma de educação continuada Escola de Pessoas, deve impactar mais 100 mil novos alunos até o final de 2024.
“O nosso MBA foi pensado a partir das dores e necessidades dos RHs brasileiros, focado em uma abordagem prática de solução de problemas e visão de negócios. As áreas que cuidam da gestão de colaboradores são e precisam ser vistas como fundamentais para o crescimento de qualquer empresa”, afirma Ludmilla Fernandes, diretora de novos negócios da Sólides. “Um dos nossos diferenciais é que os alunos vão estudar com pessoas que vivenciam esses desafios no dia a dia e conseguem conciliar esse formato com uma visão de alto impacto de negócio, munindo cada vez mais o RH de conhecimento prático, de uma visão sistêmica da organização e o colocando em um papel de relevância e protagonismo.”
Com sete módulos que vão da estratégia de gente, gestão e negócios a people analytics e inteligência artificial na gestão de pessoas, passando por gestão comportamental na prática, atração e retenção de talentos, entre outros temas, o MBA é 100% EAD e tem 360 horas de duração.
A primeira turma vai iniciar no dia 1º de maio e os alunos terão 12 meses para concluir o curso por meio da plataforma. No final de um bimestre, um novo módulo será disponibilizado, e bimestralmente uma nova turma será aberta. Todos os estudantes vão realizar seu mapeamento comportamental por meio do Profiler, ferramenta de mapeamento de perfil comportamental da Sólides.
O Profiler é um processo exclusivo de mapeamento comportamental que se baseia em sete metodologias de mapeamento de perfil. Em apenas 5 minutos, o Profiler é capaz de fornecer mais de 50 informações relevantes sobre o perfil comportamental de alguém com 97,9% de acurácia, de acordo com a UFMG e a USP.
Impacto nos negócios
Com profissionais renomados do mercado como professores, o MBA da Sólides mescla a teoria com a visão prática do dia a dia, que está totalmente voltada para o impacto nos negócios. Um grande desafio dos profissionais da área de gestão de pessoas é compreender a complexa interação entre as áreas de Recursos Humanos (RH) e Departamento Pessoal (DP), com um enfoque sólido na análise de dados. Nesse contexto, é de extrema importância entender a conexão da jornada e os elos que existem em cada uma das etapas entre as áreas de gente e gestão, pensando do departamento pessoal ao recursos humanos.
“Muitas vezes o RH nas empresas, principalmente nas PMEs, acaba sendo absorvido por atividades extremamente operacionais e, por isso, não consegue ter um olhar sistêmico de gestão de pessoas alinhado à estratégia da organização. Desta forma, o setor não gera impacto no negócio que poderia e sua relevância por vezes se restringe a um papel de backoffice. Precisamos mudar isso”, afirma Ludmilla. “O mercado de trabalho está passando por mudanças significativas, impulsionadas pela rápida evolução da tecnologia e pela crescente complexidade das questões relacionadas às pessoas e aos processos nas organizações”.
As empresas estão buscando profissionais capazes de navegar nesse ambiente dinâmico e lidar com a tomada de decisões baseada em dados. No entanto, muitos profissionais não possuem as habilidades necessárias para coletar, analisar e interpretar dados relevantes para a gestão de pessoas. Além disso, a falta de interação entre Recursos Humanos e Departamento Pessoal pode resultar em processos ineficientes e insatisfação dos colaboradores. Enquanto uma maior integração entre as duas frentes tem grande potencial para gerar indicadores poderosos e que impactam no negócio como absenteísmo, horas extras e produtividade, entre outros. Cada vez mais as empresas buscam profissionais que possam estabelecer uma conexão eficaz entre essas duas áreas fundamentais.