Promoção: Revista em casa a partir de 10,99

Biogen leva funcionários às ruas para fortalecer temas de diversidade e inclusão

A empresa de biotecnologia visitou o Museu Afro Brasil e participou da Parada LGBT, em São Paulo. Entenda as vantagens dessas ações imersivas.

Por Alexandre Carvalho
11 nov 2024, 14h54
Grupo de mulheres em torno de uma escultura.
 (Divulgação/VOCÊ RH)
Continua após publicidade

Fundadora do The Inclusion Learning Lab, na Harvard Business School, a consultora Margaret Spence é uma defensora das iniciativas de imersão para a aprendizagem ligada à diversidade. Segundo ela, estar envolvido em um espaço fortemente ligado a uma minoria contribui para que os colaboradores tenham momentos de introspecção a respeito da vida de quem pertence a um dos grupos geralmente excluídos no mundo corporativo. “Eles podem entender melhor como aplicar os conceitos que estão aprendendo a situações do mundo real”, escreveu em um artigo no site do laboratório que fundou (e onde é CEO).

Foi justamente trilhando esse caminho que a Biogen enfrentou a situação de ter uma baixa representatividade de pessoas negras (como Margaret Spence) em sua equipe no Brasil. Referência global de biotecnologia para produtos farmacêuticos, a empresa encontrou nas ações imersivas uma forma mais engajadora para criar proximidade na empresa com os temas de diversidade e inclusão.

Na questão da falta de profissionais negros, a companhia promoveu uma visita de sua alta liderança ao Museu Afro Brasil, localizado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. “A iniciativa estimulou o aprofundamento de conhecimentos e reflexões sobre a história negra e a luta antirracista com potencial transposição para as práticas de gestão”, afirma Thiago Assad, diretor de RH da Biogen.

A data marcada para a visita não podia ser mais emblemática: 21 de março, o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial. “O objetivo era trazer conscientização e letramento, de maneira representativa, dos fatos históricos que construíram o Brasil”, diz Thiago. “Além de proporcionar aprendizado e um momento de conscientização, os colaboradores foram impactados com as histórias de pais e artistas negros e negras que foram apagadas, mas constituem um importante reflexo da sociedade atual.”

Não que tenha sido fácil chegar lá. O executivo conta que foi desafiador atingir essa fase de “intencionalidade” em que a empresa se encontra hoje – e da qual a visita ao museu faz parte. A Biogen realizou diversos esforços de comunicação interna e promoveu ações de aprendizagem sobre educação antirracista. “Refletimos sobre privilégios e demos voz e protagonismo às pessoas pretas da Biogen, que trouxeram seus pontos de contribuição.”

Continua após a publicidade

Thiago Assad afirma que esse conjunto de iniciativas passou por uma filosofia de “desconstruindo para construir”. E dá um exemplo: “Existe um falso entendimento no mundo corporativo, que buscamos combater, de que é difícil encontrar pessoas pretas qualificadas para determinadas áreas e posições”. Uma bela desculpa de quem não quer abrir as portas do escritório para quem tem a pele escura.

Vestindo a camisa LGBTQIA+

E o caminho do método imersivo na Biogen não parou na questão étnica. Em junho, a empresa também esteve presente na Parada LGBTQIA+ em São Paulo. O logo da Biogen estava estampado com as cores da causa e foi usado pelos colaboradores e lideranças que marcaram presença na Avenida Paulista.

Outra ação imersiva voltada a essa comunidade aconteceu em agosto, considerado o mês da Visibilidade Lésbica. A empresa recriou o Ferro’s Bar, antigo ponto de encontro da comunidade de mulheres homossexuais em São Paulo. A ação contou com um ambiente de aprendizado, contendo histórias, palestras e momentos de diálogo sobre o tema. Porque todas as vidas, e carreiras, importam – independentemente das cores que tragam consigo.

Este texto faz parte da edição 94 (outubro e novembro) da Você RH. Clique aqui para conferir outros conteúdos da revista impressa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

Assine o Digital Completo por apenas R$ 5,99/mês

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas R$ 5,99/mês*
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
Receba a revista em casa a partir de 10,99.
a partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.