Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Metade dos candidatos já sofreu preconceito durante o processo seletivo

Segundo pesquisa do InfoJobs, a maior parte das discriminações tem a ver com a raça e a tecnologia pode aumentar a inclusão do recrutamento

Por Redação
4 nov 2021, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma pesquisa realizada pelo InfoJobs, empresa de tecnologia para recrutamento, descobriu que 49% dos profissionais já sofreram preconceito e discriminação durante algum processo seletivo. O levantamento foi realizado com 612 pessoas, homens e mulheres, de 17 a 60 anos, em setembro de 2021.

    Ainda de acordo com o estudo, 57% afirmaram que trabalham ou já trabalharam em empresas que tinham a diversidade como um dos pilares nas contratações. No entanto, para 47% a atenção ao tema não é legítima, e sim um discurso de marketing.

    Discriminação

    Ao serem perguntados por qual distinção eles passam ou já passaram em um recrutamento, mais de 30% citaram a discriminação étnica ou racial. Quase 20% se consideraram parte do grupo que sofre com o preconceito social. Já 14% responderam que são alvo da discriminação por LGBTfobia.

    Para 12%, a religião foi um empecilho durante o processo seletivo; 8% citaram serem portadores de alguma deficiência e 5% disseram terem sido discriminados por gênero.

    Questionados sobre qual diversidade parece ser a mais contemplada dentro das empresas, 25% destacaram a inclusão etária, 19% citaram a inclusão de etnia e raça e, com 18% dos votos, a inclusão de PCDs apareceu em terceiro lugar.

    Continua após a publicidade

    O que é preciso para melhorar

    Metade dos entrevistados acredita que, para de fato serem inclusivas, as organizações precisam reconhecer que questões físicas e biológicas não determinam a capacidade profissional. Quase 25% apontam ser necessário romper preconceitos internos e sociais.

    Para a grande maioria dos entrevistados, 89%, os avanços tecnológicos podem auxiliar na promoção de processos seletivos mais inclusivos e livres de vieses inconscientes.

    “As organizações e seus respectivos setores devem se atentar às pautas levantadas na pesquisa e pela sociedade. É preciso se adaptar a essa realidade e tratar todos os profissionais da mesma forma. Para isso, a tecnologia aparece como grande aliada”, afirma Ana Paula Prado, country manager do InfoJobs.

    Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo de VOCÊ RH? Clique aqui para se tornar nosso assinante.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.