Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Saiba como a dona do iFood contratou 83% de profissionais diversos

Com recrutamento às cegas, comunicação inclusiva e oferta de modem para quem não tinha internet, Movile atraiu 25.000 pessoas e aumentou a inclusão

Por Elisa Tozzi
30 ago 2021, 07h00
Escritório da Movile
 (Movile/Divulgação)
Continua após publicidade

O Grupo Movile, empresa que tem entre suas marcas iFood, Sympla e Playkids, está preocupado em aumentar o índice de diversidade entre seus funcionários. Por isso, a companhia desenhou, ao lado da consultoria Taqe, um recrutamento inclusivo para o Mobile Dream – um dos grandes projetos de atração e desenvolvimento de talentos da Movile. O objetivo era que 70% dos candidatos contratados fossem de grupos minorizados. A empresa superou a expectativa e o índice chegou a 83% dos 180 profissionais selecionados – a iniciativa contou com mais de 25.000 inscritos.

Mais do que recrutar, formatamos o programa para encontrar pessoas com alto potencial e desenvolvê-las. Isso começa no processo seletivo com um curso preparado para candidatos e se perpetua com um programa de um ano com mentoria, bolsa de idiomas, treinamentos e mais de 40.000 cursos EAD disponibilizados”, diz Matheus Fonseca, gerente de produtos de RH do Grupo Movile.

Para atrair profissionais diversos, a Movile se conectou com coletivos e organizações voltadas para a causa da inclusão e cuidou para que a comunicação não afastasse nenhum grupo. “O processo foi feito 100% às cegas, o que garantiu que ninguém tivesse acesso a informações pessoais que pudessem gerar vieses. Também demos todo o apoio para que que todas as pessoas conseguissem participar, enviando modem de internet para a casa delas e alugando coworkings espalhados pelo país”, diz Matheus.

Continua após a publicidade

Bons resultados

Para o executivo de RH da Movile, é inaceitável que as empresas deixem de agir para transformar a realidade da falta de inclusão. “A partir do momento que começamos a acelerar e a nos posicionar, tivemos um aumento considerável na relevância da nossa marca empregadora e isso afetou diretamente, por exemplo, o número de pessoas inscritas no Mobile Dream”, explica Matheus. Além disso, ele aponta que 80% dos contratados dos grupos minorizados estão atingindo resultados acima do esperado dentro da empresa.

A preocupação das companhias com o assunto deve ser uma tendência crescente porque a diversidade melhora indicadores importantes, como a inovação. “O ambiente de negócio está mais complexo e a inclusão de pessoas diversas nas empresas é uma forma de acelerar a resolução de problema e de aumentar a capacidade de encontrar soluções”, diz Denise Asnis, cofundadora da Taqe e especialista em RH.

Mas não são só os resultados que contam. Segundo Matheus, a inclusão é importante por ser a postura correta. “Ter pessoas diversas no time é a coisa certa a se fazer por vários motivos e não acreditamos em um futuro que seja diferente disso. Precisamos quebrar estruturas e sistemas que perpetuam o preconceito e a marginalização, precisamos criar espaços para todos e todas”, diz o gerente da Movile.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.