Reforçando as metas de diversidade e inclusão desde o ano passado, o Nubank se comprometeu em contratar 2.000 profissionais negros até o final de 2025. Para alcançar esse número, a fintech está criando programas específicos para recrutamento de afrodescendentes – metade das vagas para gerentes de produto, por exemplo, foram destinadas aos negros. Atualmente, 59% dos líderes da companhia são de grupos minoritários, mas por enquanto apenas 28% se autodeclaram pessoas pretas ou pardas.
Para aumentar o índice de negros na liderança, o Nubank está procurando gerentes negros para o setor de fianças. As vagas, que já estão abertas, podem ser acessadas por meio do site de carreiras da empresa – que está recrutando para mais de 350 posições (clique aqui para enviar o seu CV). Em entrevista para VOCÊ RH, Deborah Abisaber, líder de diversidade e inclusão do Nubank, explica mais sobre o programa de atração de talentos diversos.
Quantas vagas o programa abrange?
A princípio, são três vagas para lideranças na área de Finanças. A expectativa é que o programa possa abranger mais vagas no futuro, como os nossos outros programas orientados para formação e desenvolvimento de jovens talentos. Acreditamos que investir em aumentar a representatividade nos nossos níveis de liderança é extremamente importante para o nosso negócio, para além dos nossos compromissos de diversidade e inclusão a longo prazo.
Por que abrir vagas para pessoas negras especificamente na área de finanças?
Tradicionalmente, o mercado de serviços financeiros é bastante caracterizado pela falta de diversidade dentro das empresas. No Nubank, um de nossos principais valores é construir times fortes e diversos e é claro que isso também é fundamental para finanças, um setor-chave para o nosso negócio. No caso desse programa especificamente, queremos atuar para ampliar as lideranças negras na área, a partir do cargo de gerente.
O Nubank está comprometido em aumentar o número de profissionais negros e já conquistou alguns resultados, como 49% dos recém-contratados se declararem negros ou pardos. Como a diversidade impacta os negócios do banco?
Sempre acreditamos na diversidade e inclusão, não só porque sabemos que são fatores fundamentais de qualquer sociedade justa, produtiva e saudável, mas também porque é clara a vantagem competitiva de desenvolver produtos para todos os brasileiros através de times que reflitam a pluralidade que encontramos na sociedade. Sabemos que ainda há um importante caminho a percorrer para solucionar essa questão em nosso país, mas temos orgulho de contribuir para influenciar todo o setor de tecnologia e áreas como a de finanças.
Críticos de programas como esse dizem que a meritocracia deveria ser usada como critério de seleção e não “a cor da pele”. Isso faz sentido?
Acreditamos que diversidade é essencial para que possamos continuar criando produtos que possam empoderar milhões de pessoas na América Latina. Entendemos que os setores de serviços financeiros e tecnologia são campos de atuação em que a população negra ainda é sub-representada, e queremos dar oportunidades de carreiras para todas as pessoas que desejem trabalhar conosco.
Estamos comprometidos em mudar esses números em todos os níveis e áreas de conhecimento da empresa. Para ter certeza que estamos construindo um ambiente mais diverso e inclusivo que reflita a realidade de quem são nossos consumidores, nós buscamos recrutar em um espaço de representatividade e proporcionalidade. Isso significa que consideramos expressões de gênero, etnia, raça, orientação sexual e outros marcadores de identidade como fatores que enriquecem nossa empresa, garantindo que nenhum deles sejam barreiras para que possamos recrutar talentos incríveis.