O benefício para o colaborador pode ser “benefácil”
Swile entra no mercado brasileiro com cartão de benefícios e aplicativo que levam flexibilidade para a gestão do RH e para o colaborador
por Abril Branded ContentAtualizado em 14 dez 2021, 13h22 - Publicado em
22 nov 2021
16h35
As expectativas dos colaboradores em relação às condições de trabalho estão se transformando rapidamente, o que desafia o setor de recursos humanos a se ajustar. O foco mudou: as empresas não precisam mais apenas gerenciar a experiência profissional, mas toda sua experiência de vida no trabalho – o conceito de worklife experience foi especialmente fortalecido nos últimos meses.
Afinal, a partir da experiência do home office, as rotinas pessoal e profissional se viram definitivamente integradas. O Gartner realizou um levantamento que colocou essa tendência em números: empresas que suportam seus colaboradores em suas experiências de vida observam um aumento de 20% no registro de melhoria na saúde tanto física quanto mental.
Outra tendência, também apontada pelo Gartner, é a redução de ações que monitoram as atividades rotineiras dos funcionários – metade deles declarou à empresa de consultoria e pesquisa que não confia dados pessoais às organizações onde trabalham. Nesse contexto, o atual modelo de benefícios está ultrapassado.
Tradicionalmente, as empresas oferecem um cartão para alimentação, outro para refeição, vale-transporte, todos separados, cada um com seu uso e burocracias próprias. Para aumentar o valor dedicado a transporte, por exemplo, ou para alimentação, dependendo da demanda pessoal daquele momento, é preciso procurar o RH. Por que não melhorar e facilitar os benefícios? Havia um desafio tecnológico por trás dessa resposta.
Publicidade
Produto inovador
“Do ponto de vista da gestão de recursos humanos, seria inviável redirecionar valores de benefícios, da mobilidade para a alimentação, por exemplo, de acordo com a necessidade de cada colaborador e considerando o perfil do gerenciamento burocrático e lento”, explica Marcelo Ramos, general manager da Swile Brasil, empresa de origem francesa criada em 2018 e que, em 2021, se tornou um unicórnio entrando para o mercado brasileiro a partir da aquisição da Vee Benefícios, pioneira em benefícios flexíveis regulados pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
A implementação de um sistema flexível demanda, de fato, uma série de inovações para que o colaborador ganhe autonomia, sem sobrecarregar o RH, ao mesmo tempo que a empresa mantenha o compliance em relação à legislação. Alcançar esse objetivo é a proposta da Swile.
“Nosso trabalho se apoia em um novo mindset de negócios, amparado pela tecnologia, que permitiu colocar o serviço em pé”, explica Ramos. “Assim podemos transformar a experiência do consumidor, levando adiante o conceito de worklife experience.” O conceito de “benefácil”, no lugar do “benefício”, que lembra a palavra “difícil”, se traduz em um cartão único, atrelado a um aplicativo que permite uma interação nunca antes vista pelo colaborador com relação ao seu benefício, facilitando, inclusive, todo o trabalho de backoffice do RH.
O Swile Card é um cartão black de benefícios, com bandeira Mastercard, aceito em todo o território nacional e permite agregar diferentes categorias de benefícios, incluindo vale-refeição, alimentação e mobilidade, bem como auxílios home office, cultura, educação e saúde. Cada carteira é individualizada e é o RH que define, por meio de um dashboard de fácil gerenciamento, qual estará disponível para os colaboradores, seguindo convenções sindicais, PAT e demais regulamentações trabalhistas.
Continua após a publicidade
O serviço é conectado ao Swile App, que permite ao colaborador fazer o controle dos benefícios de forma rápida, fácil, intuitiva e transparente. Além disso, a tecnologia reúne parceiros como academias, plataformas de descontos e experiências em um único lugar, facilitando a gestão do setor de RH.
Com a garantia para as corporações de que a Swile é regulamentada pelo PAT, dá toda a segurança para as empresas oferecerem benefícios legais e com mais valor agregado aos seus colaboradores. O cartão tem bandeira de crédito, mas é pré-pago, e os valores são depositados pela empresa seguindo o acordado com cada colaborador.
A Swile nasceu com a proposta de revolucionar a gestão de RH. Seu nome significa “smile at work”, ou “sorrir no trabalho”. A empresa cresceu no mercado global precisamente pelo valor estratégico de seu serviço. “Outros produtos virão”, anuncia Ramos, “sempre voltados para a melhoria da experiência do colaborador e mudança do perfil do profissional de RH, que pode agora se posicionar de forma mais estratégica dentro das empresas.”
A Swile acaba de receber um aporte de 200 milhões de dólares
Surgida na França em 2018, a Swile acaba de alcançar o valor de mercado de 1 bilhão de dólares. Tornou-se, portanto, um unicórnio, depois de receber o quarto aporte desde sua fundação. A empresa já detém 13% do mercado francês de benefícios e agora chega ao Brasil, que representa o maior mercado de benefícios corporativos do mundo, movimentando por ano em 150 bilhões de reais. Até 2022, pretende dobrar o número de funcionários, de 500 para 1 000, e o total de clientes, dos atuais 500 000 para 1 milhão.
Aquisições e parcerias são cruciais nesse processo – no caso do Brasil, a entrada no mercado, em fevereiro, foi viabilizada pela junção com a brasileira Vee, num acordo de troca de ações com a previsão de expandir as operações conjuntas em dois anos.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.