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Cia de Talentos lança e-book com tendências do RH para 2025

Destaques incluem IA na gestão de pessoas, redesign organizacional, liderança centrada nos profissionais e lidar com a mudança. Confira um link para o conteúdo.

Por Alexandre Carvalho
6 dez 2024, 15h49
Foto de Conceitos de solução de serviço Ano Novo 2025 no fundo do quadro-negro.
 (phototechno/Getty Images)
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Chegaram respostas que a maioria dos profissionais da área de recursos humanos quer saber. A Cia de Talentos, consultoria de educação para carreira, está lançando o e-book Tendências do RH para 2025. Dentre os assuntos abordados estão inteligência artificial na gestão de pessoas, redesign organizacional, liderança centrada em pessoas, profissional antifrágil e gestão de mudança. O material ainda conta com dicas de por que e como fazer a transição para a ação dentro desses temas.

No início, o conteúdo elenca os principais desafios globais e na América Latina para o setor de RH. Destacam-se escassez de talentos, adoção de tecnologias e transformação digital, DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão), limitações orçamentárias, ambiente regulatório e foco crescente em ESG e sustentabilidade.

Diante desse cenário, o papel do RH se torna essencial como agente de transformação estratégica, equilibrando demandas de um futuro próximo com objetivos de longo prazo. Nesse sentido, a busca por eficiência, escalabilidade, inovação e redução de custos impulsiona a primeira tendência que é apontada no estudo: o avanço da IA nas organizações.

De acordo com o material, a verdadeira revolução da IA não está na substituição das pessoas, mas na capacidade de combinar talentos humanos e agentes tecnológicos. Para tanto, é importante que as empresas foquem em governança, em prol da segurança de dados; e preparação das pessoas para a interação com a IA, contando com lideranças e equipes para a nova era de colaboração.

Organização baseada em competências

Outro ponto destacado é o redesign organizacional, que está no centro das estratégias de instituições que buscam alinhar-se a um ambiente de negócios dinâmico. Essa tendência fortalece o senso de pertencimento e confiança, além de adotar o modelo Skills Based, em que competências individuais são mais valorizadas do que os requisitos tradicionais.

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“A pesquisa Carreira dos Sonhos 2024, com 95.350 respondentes em todo o Brasil, evidenciou que apenas 52% das pessoas colaboradoras confiam em colegas de trabalho e 65% têm confiança na gestão direta”, alerta Danilca Galdini, sócia e diretora de Insights da Cia de Talentos. “Nesse sentido, a confiança é estabelecida por meio de ações consistentes diárias e se caracteriza como um mecanismo essencial aos processos organizacionais de transformação.”

Gestão de pessoas no centro

A liderança centrada na gestão de pessoas é mais um aspecto que coloca ênfase no fortalecimento da confiança, senso de pertencimento e bem-estar. A abordagem exige que a gestão possua competências técnicas e habilidades emocionais para inspirar e engajar equipes. No cenário atual, em que os modelos de trabalho flexíveis são uma realidade, este formato torna-se indispensável em termos de resiliência.

Ainda, segundo o e-book de tendências, devem ser priorizados os programas de desenvolvimento que incentivem a cultura de experimentação, em que os erros sejam vistos como oportunidades de aprendizado. Essa abordagem prepara os envolvidos para lidar com as mudanças e incentiva a adaptabilidade, garantindo a mentalidade antifrágil em diversos níveis.

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Cenário volátil exige gestão da mudança

Também, a gestão da mudança tornou-se um desafio mais complexo devido à aceleração das transformações digitais. Dessa forma, a resistência ao novo, intensificada pela incerteza do mercado de trabalho, soma-se à dificuldade de adaptar culturas corporativas e estruturas tradicionais a um cenário volátil. Vale destacar que dados recentes da Carreira dos Sonhos mostram que 45% dos jovens que avaliam que a gestão direta não conduz bem os processos de transformação terminam o dia com a sensação de esgotamento.

No livro digital, os profissionais descobrem como aderir às tendências, de modo a enfatizar a adoção de tecnologias de RH de maneira estratégica e sustentável. Afinal, a teoria é boa, mas aproveitar essa previsão de tendências só vai ser benéfico para quem souber colocar na prática.

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