Fortalecer a cultura corporativa é o principal desafio do RH em 2023
Estudo indica que investimento em tecnologia, uso de dados na gestão de pessoas e atração de talentos estão entre as principais preocupações da área
m 2022, as empresas já lidavam com a dificuldade de adaptar e manter a cultura corporativa diante de um novo cenário: a adoção em larga escala dos modelos de trabalho flexíveis. Em 2023, a tendência seguirá forte, indica uma pesquisa da consultoria Think Work em parceria com a HR Tech Atlas com 69 executivos. Com a queda da motivação e do engajamento e o distanciamento emocional com o trabalho trazidos pela pandemia, o fortalecimento da cultura se consolida como o maior desafio para 35% dos entrevistados.
Promover a transformação digital do RH está em segundo lugar na lista de prioridades para o ano, com 25% afirmando que devem investir mais em tecnologia. Em seguida vêm a necessidade de atrelar o uso de dados à gestão de pessoas (20%), com indicadores baseados em people analytics, atrair talentos (19%) e atingir metas de diversidade e inclusão (17%).
Na comparação com a edição anterior da pesquisa, divulgada em 2022, os indicadores que mais subiram no ranking de desafios foram diminuir os custos da área de RH e melhorar a comunicação interna. Os que tiveram maior queda foram adequar a política de remuneração e benefícios de funcionários em diferentes regimes e conciliar o trabalho remoto e híbrido com o presencial.
Fortalecer a cultura organizacional — 35%
Promover a transformação digital do RH — 25%
Atrelar dados à gestão de pessoas (people analytics) — 20%
Atrair talentos — 19%
Atingir metas de diversidade e inclusão — 17%
Apoiar os funcionários no cuidado com a saúde mental — 17%
Aumentar a produtividade — 16%
Desenvolver os líderes atuais — 16%
Alterar a cultura organizacional — 14%
Desenvolver futuros líderes — 14%
Promover a colaboração entre áreas/quebrar os silos — 13%
Diminuir custos da área de RH — 12%
Melhorar a comunicação interna — 10%
Reduzir/balancear turnover (rotatividade) e número de funcionários (headcount) — 10%
Conciliar o modelo de trabalho para que atenda tanto aos funcionários no híbrido/remoto quanto aos que estão presencialmente — 9%
Segundo o relatório, se no ano passado 57% dos RHs previam aumento de funcionários na empresa, este ano, quase 45% afirmam que está nos planos contratar mais gente. Perto de 40% falam em manter a quantidade de mão de obra e apenas 8% esperam uma redução.
Nova realidade
Manter a cultura corporativa, gerir à distância e compartilhar conhecimento são os principais pontos de melhoria no trabalho remoto, indica a pesquisa.
Manutenção da cultura organizacional — 32%
Gestão das equipes pelos gestores — 22%
Gestão/compartilhamento de conhecimento — 20%
Cesta de benefícios — 16%
Mensuração do desempenho — 16%
Mentalidade da alta liderança — 16%
Manutenção/melhoria do clima organizacional e engajamento — 14%
Adaptação dos funcionários ao modelo — 13%
Colaboração entre os funcionários, equipes e/ou áreas — 13%
Apresentação da cultura organizacional a novos funcionários — 12%
Desenvolvimento “on the job” dos funcionários — 12%
A dificuldade em atrair talentos deve permanecer em 2023: 59% dos RHs preveem escassez de mão de obra. As empresas que adotam o modelo presencial são as que mais consideram enfrentar o problema, com 75% dos respondentes indicando esse desafio, contra 56% das companhias que aderiram ao híbrido ou remoto.
Veja as áreas em que os RHs preveem dificuldades na contratação por falta de profissionais qualificados (primeira porcentagem indicada) e poucos profissionais no mercado (segunda porcentagem)
Operacional/Produção — 54% / 20%
Engenharia — 37% / 22%
Técnicos especializados — 37% / 27%
Tecnologia — 37% / 56%
Recursos humanos — 34% / 17%
Marketing — 29% / 22%
Financeiro/Contábil — 27% / 15%
Vendas — 27% / 22%
Transporte/Logística — 22% / 20%
Atendimento ao consumidor — 22% / 20%
Cargos diretivos/Alta liderança — 20% / 34%
A pesquisa indica ainda que os cinco principais fatores de atração de talentos são as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento — que subiu quatro posições do relatório de 2022 para o de 2023 —, o compartilhamento de valores entre empresa e candidato, o propósito da empresa, a força da marca empregadora e a oferta de modelo híbrido/remoto de trabalho.
Veja em que etapa estão as empresas ouvidas na pesquisa em relação ao uso de dados e de tecnologia aplicada à gestão
A empresa começou a transformação, as ações avançam rapidamente, mas ainda há muito o que fazer — 29%
A empresa começou a planejar e as primeiras ações estão previstas para 2023 — 22%
A empresa começou a transformação e as ações estão em estágio inicial — 22%
A empresa ainda não pensou nem fez nenhum movimento prático — 16%
A empresa já pensou, mas não fez nenhum movimento prático — 7%
A empresa passou por uma grande transformação digital no RH e entende ter chegado ao patamar adequado — 4%