ChatGPT ainda não tem um ano de vida. Mesmo assim, a inteligência artificial já lidera entre os conhecimentos tecnológicos mais buscados pelas empresas. É o que diz um estudo da Cortex, empresa de inteligência de vendas B2B. Para chegar ao resultado, a companhia analisou mais de 3 milhões de oportunidades divulgadas entre março e junho de 2023 no Brasil.
São 21,8 mil postos pedindo conhecimento de inteligência artificial (veja o quadro). Mas o número real é maior: o conhecimento em chatbots, 7º colocado na lista, com 907 vagas, também se refere a IA.
A pesquisa identificou, ainda, quais são os cargos com maior quantidade de vagas abertas dentro da área. São eles: cientista de dados, desenvolvedor full-stack, assistente de operações, designer gráfico e gestor de projetos.
A questão mais polêmica envolvendo a tecnologia é, obviamente, a substituição da mão de obra humana (e, mais ainda, da “cabeça de obra”). Mas Rodrigo Martins, vice-presidente de engenharia da Cortex, tem outro ponto de vista: “Não acredito que ela vai acabar com os empregos. Apenas que vai mudar a forma como se trabalha. Se eu pudesse dar uma dica, seria sempre buscar o que o mercado vem apresentando de novo”.