Pesquisa revela que funcionários estão insatisfeitos com o onboarding
Levantamento da Talenses Group com a FGV mostra que processo de integração mais eficiente ainda acontece no presencial. Veja os dados.
o menos metade das pessoas já viu problemas nos processos de integração da empresa em que trabalha. Esse dado é de um levantamento com 553 profissionais realizado pela consultoria Talenses Group em parceria com a FGV.
Para Paul Ferreira, professor de estratégia e liderança da Fundação Getulio Vargas, o onboarding mais eficiente ainda acontece em modelo presencial. Mas, com a realidade do home office, as organizações precisaram adaptar essa etapa. “O ponto central é como reorganizá-lo para que possa trazer o melhor dos dois mundos, o presencial e o remoto”, diz.
Alexandre Benedetti, diretor-geral do Talenses Group, afirma que parte do resultado pode ser atribuída à cultura nacional de acolhimento. “Os brasileiros gostam mais de estar juntos.”
Benedetti acrescenta que a insatisfação com o onboarding não passa por uma questão geracional. Os dados da pesquisa mostraram que, do baby boomer à geração Z, todos preferiram que a integração fosse feita, no mínimo, de maneira híbrida. Não só à distância.