Robô ajuda funcionários que não são fluentes no inglês
Criado em parceria com Indique uma Preta e Mooc, o 'Me Bote na Conversa' reúne mais de 350 termos em inglês e pode ser acessada pelo WhatsApp
O uso de termos em inglês tem ficado cada vez mais comum no dia a dia das empresas brasileiras. Mas isso faz com que muitos funcionários sem conhecimentos avançados no idioma se sintam inseguros e excluídos no ambiente de trabalho. Segundo estudo do British Council, apenas 5% dos brasileiros têm alguma fluência na língua. Para traduzir expressões para o português e explicar seus significados, tornando a comunicação mais inclusiva, a Meta, empresa especialista em transformação digital, criou o chatbot “Me Bote na Conversa”.
A ferramenta foi criada em parceria com a consultoria Indique uma Preta e com a MOOC, que oferece cursos de inglês a distância. O robô bilíngue atua por meio de um chat no WhatsApp que pode ser acessado com facilidade e gratuitamente por qualquer pessoa. A base de dados já conta com mais de 350 termos, mas a ferramenta também funciona de forma colaborativa e os usuários podem sugerir novas palavras para serem incluídas.
Para acessar o bot, basta adicionar o número +55 11 93456-5026 na agenda do celular ou clicar no link para iniciar uma conversa. Em seguida, o usuário deve acessar o chat no WhatsApp e digitar o termo que deseja ser traduzido. Ao digitar “deadline”, por exemplo, a ferramenta informa que é “uma data combinada para a entrega de um trabalho” e ainda descreve a forma correta de pronunciar o termo em inglês.
Para Fernanda Guimarães, líder criativa da Meta no Brasil, o ideal seria que todas as empresas usassem o português nas conversas. “Mas sabemos que, em multinacionais ou nas companhias que as atendem, a troca de informações não tem esse controle total. Então, o ‘Me Bote na Conversa’ é uma ferramenta que ajuda a tirar todas as dúvidas com autonomia e privacidade. As definições estão todas simplificadas e aplicadas ao dia a dia”, afirma.
“Acreditamos que o ‘Me Bote’ tem um potencial enorme para ser usado por áreas de recrutamento, principalmente de empresas multinacionais, que ainda precisam cumprir algumas etapas de seus processos seletivos em inglês por conta de alguma exigência da matriz. Ou mesmo para empresas e parceiros que trabalham prestando serviço para multinacionais ou grandes corporações, como agências de publicidade”, diz Fernanda.