Satisfação com o trabalho vai além da remuneração, mostra estudo
Horário flexível, autonomia para exercer a função e possibilidade de crescer na carreira são fatores que importam para os profissionais, indica pesquisa
alário é o principal motivo que leva um profissional a aceitar um emprego ou permanecer na empresa, segundo pesquisa da plataforma Futuros Possíveis realizada em fevereiro de 2023 com 2.170 respondentes. Os dados mostram que 40% têm a remuneração como prioridade, mas 74% afirmam que a satisfação com o trabalho vai além dos ganhos financeiros. O estudo foi feito em parceria com a Opinion Box, especializada em pesquisa de mercado, e recebeu apoio da Gupy, plataforma de recursos humanos.
Horário flexível (31%), autonomia para exercer a função (30%) e possibilidade de crescer na carreira (23%) são os outros três fatores que importam para os profissionais. Ter um plano de carreira (18%) e um contrato CLT (14%) aparecem nas últimas posições da lista.
De acordo com o levantamento, 84% concordam que as empresas devem investir na saúde mental dos funcionários — esse percentual chega a 88% entre as mulheres e fica em 79% entre os homens. Um dos motivos para essa diferença é que, muitas vezes, as profissionais são responsáveis pelos afazeres domésticos e o cuidado com familiares, o que gera sobrecarga e maior necessidade de apoio e flexibilidade.
Do total de entrevistados, 41% acham improvável ou muito improvável mudar de emprego ainda este ano, e 38% consideram essa possibilidade.