antes de 2020, o trabalho remoto na multinacional de gestão de energia Schneider Electric acontecia de forma mais restrita. Apenas 20% dos funcionários elegíveis tinham o hábito de fazer home office uma vez por semana. Atualmente, 77% do quadro pode aderir — os demais trabalham nas fábricas, em Blumenau (SC) e Cajamar (SP) — e a flexibilidade é maior: são três dias de atuação à distância semanalmente.
Diante da nova realidade, a empresa inaugurou um novo escritório, mais colaborativo e inspirador, voltado a inovação, criatividade e sustentabilidade. “O complexo oferece alto padrão técnico e estético e tem certificação Leed, que garante a manutenção interna e externa com desempenho energético e impacto ambiental consciente”, afirma Marcos Matias, presidente da Schneider Electric Brasil.
Localizado no bairro da Chácara Santo Antônio, em São Paulo, o espaço fica no 31º andar, o mais alto do EZ Towers, e conta com um hub de inovação: um showroom que permite experiências imersivas, como óculos de realidade mista e aumentada que mostram indicadores do consumo de energia, visualização das outras sedes e fábricas da companhia ao redor do mundo, incluindo as unidades brasileiras, e interação com o e-commerce da Schneider.
O local é automatizado com um software de gerenciamento predial com inteligência artificial. Os sistemas de iluminação e ar-condicionado, por exemplo, funcionam com sensores de presença.
“A ideia é que a equipe vá ao escritório com o objetivo de trabalhar de forma colaborativa com outros profissionais que estejam no presencial também”, diz Marcos.