Por que a política de benefícios nunca mais será a mesma
Pesquisa revela que a nova legislação está redesenhando a estratégia de benefícios nas maiores empresas do país
Dois terços das empresas que adotam benefícios flexíveis identificam um aumento da satisfação dos funcionários. E a recente mudança na legislação, com entrada em vigor em maio deste ano, criou um cenário em que repensar as políticas de benefícios corporativos se tornou mandatório na gestão de pessoas. Uma prova disso é que, entre as empresas plenamente informadas sobre a nova lei, 48% já contrataram um fornecedor de arranjo aberto e 32% pretendem contratar. Por outro lado, entre quem desconhece as mudanças, apenas 13% migraram para um regime de benefí-
cios flexíveis.
Os dados constam da pesquisa inédita “Mudanças na Legislação e o Futuro dos Benefícios”, realizada pela Flash com lideranças de RH de 140 empresas de diferentes portes, regiões e segmentos, como tecnologia, varejo, alimentos e bebidas, transporte saúde e logística. Entre outros apontamentos, o estudo mostra que as discussões sobre benefícios se tornaram mais frequentes nas organizações: a mudança do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) era assunto debatido com frequência alta e média em apenas 29% delas no primeiro semestre de 2022. Um ano depois, o percentual saltou para 59%.
Em outras palavras, a nova legislação é uma mudança que tende a trazer impactos positivos tanto para a marca empregadora quanto para indicadores de atração e retenção — vantagens estratégicas que fazem diferença no cenário atual, em que mudanças de comportamento desafiam os RHs a repensar suas práticas.
Entre as empresas plenamente informadas sobre a nova lei , 48% já contrataram um fornecedor de arranjo aberto e 32% pretendem contratar. Por outro lado, entre quem desconhece as mudanças, apenas 13% migraram para um regime de benefícios flexíveis.
SEGURANÇA JURÍDICA
Se no arranjo fechado os fornecedores de benefícios autorizam o uso apenas em estabelecimentos de suas redes credenciadas, no arranjo aberto os funcionários contam com cartões que podem ser utilizados em qualquer estabelecimento autorizado que aceite aquela bandeira – tudo com segurança jurídica para a empresa.
É assim que a Flash trabalha: com cartões multibenefícios rastreáveis. A solução garante conformidade com a lei na medida em que possibilita ao RH distribuir saldos em cada uma das modalidades, travando os valores que devem ser destinados à alimentação, por exemplo, o que evita desvio de finalidade por parte do colaborador.