Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Qual é a probabilidade da sua ocupação ser substituída por robôs?

Pesquisa do Ipea mostra qual é a probabilidade de diversas ocupações serem substituídas por robôs — e dá o alerta para que os profissionais se desenvolvam

Por Redação VCSA
Atualizado em 5 dez 2020, 20h55 - Publicado em 20 set 2019, 06h00
Automação total? (Caiaimage/Martin Barraud| Getty Images/VOCÊ S/A)
Continua após publicidade

Em agosto, recebi um convite muito interessante. Fui chamada para analisar a pesquisa “Na era das máquinas, o emprego é de quem?”, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea.

O relatório traz uma lista dos trabalhos que serão automatizados e ainda mostra qual é a chance percentual de que isso ocorra em cada uma das ocupações.

Qual não foi a surpresa quando notei que funções como gerente de marketing e engenheiro eletrônico apareceram com 100% de probabilidade de automatização. Não preciso dizer que essas previsões resultaram  num alvoroço. A primeira pergunta que surgiu foi: como profissões como essas serão completamente automatizadas?

Fiz o que pesquisadores gostam de fazer: segui a trilha dos dados. Depois de descobrir que 54,45% dos empregados formais na Classificação Brasileira de Ocupações (CBOs) têm probabilidade de automação alta, cheguei à raiz dos dados responsáveis pelo 100% acima.

A pesquisa do Ipea baseia-se na lista de CBOs que foi escrita em 2002 — o que quer dizer que as descrições dos cargos são referentes a uma realidade de 17 anos atrás, quando estavam surgindo as economias digitais e as profissões tinham, em sua grande maioria, características “cognitivo-rotineiras”, ou seja, as pessoas faziam parte do trabalho que as máquinas aprenderam a fazer. 

Continua após a publicidade

Se você migrou de 2002 e seguiu se desenvolvendo à medida que a tecnologia avançou, você não será esse gerente de marketing ou engenheiro eletrônico substituído por robôs.

Agora, se o seu trabalho, hoje, é muito parecido com o trabalho que realizava uma década atrás e se você passa muitas horas do dia fazendo tarefas que uma máquina poderia fazer, é necessário, urgentemente, atualizar seu desenvolvimento.

Precisamos entender que estamos passando por um  momento de mudanças profundas em nossas profissões. Poucas delas, no entanto, vão desaparecer totalmente.

A maioria das ocupações será caracterizada por parcerias entre humanos e máquinas. Essa transformação vai ocorrer porque a tecnologia facilitará as mais diversas funções do dia a dia. E nós temos de aproveitar isso.

Continua após a publicidade

A pesquisa do Ipea não deve ser interpretada como alarmista, mas deve impulsionar os profissionais a se desenvolver como humanos — porque isso será tão importante quanto o próprio desenvolvimento das tecnologias.

A automatização não é uma ameaça de desemprego, e sim uma oportunidade para promovermos o que fazemos de melhor. Afinal, o que a máquina executa melhor do que o homem é, no fundo, um trabalho desumano. Ou, na melhor das hipóteses, um trabalho que não é para humanos.

Para checar a probabilidade de automação de sua profissão, acesse: bit.ly/consulta_automacao.

Qual é a probabilidade da sua ocupação ser substituída por robôs?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.