92% dos profissionais tendem a confiar mais em uma organização quando seus executivos estão nas redes sociais. E 85% das lideranças acreditam que suas relações com clientes e funcionários melhoram quando dão as caras na internet. Talvez por isso o número de CEOs ativos nas redes sociais tenha dobrado nos últimos dois anos.
São dados da FTI Consulting, empresa global de consultoria empresarial com sede em Washington DC. Para investigar a fundo a presença das chefias no LinkedIn, a plataforma mais usada por elas, o pessoal da FTI realizou a pesquisa “Leading from the Front: Beyond the CEO”.
O principal resultado foi um ranking dos executivos mais influentes no LinkedIn. No pódio, estão Bernard Looney, da BP; Nitin Paranjpe, da Unilever; e C.S. Venkatakrishnan, da Barclays. Os comitês executivos mais fortes na rede social, por sua vez, são das empresas HSBC, Unilever e Diageo.
A consultoria avaliou membros das cem maiores empresas listadas na Bolsa de Valores de Londres a partir do FTI Digital Impact Score, um método para atribuir pontuações aos perfis de acordo com três aspectos: a presença no LinkedIn (quão fácil é encontrar o perfil, por exemplo); a audiência que as publicações recebem e o engajamento que o executivo tem em suas publicações.