Pesquisa elenca os maiores desafios e preocupações dos executivos
Burnout e avanços tecnológicos são os protagonistas. Meio ambiente e sustentabilidade, por outro lado, estão no horizonte de apenas 28% dos líderes.
Uma pesquisa da consultoria Lee Hecht Harrison (LHH) investigou a opinião de 2.282 executivos C-level sobre a situação atual do mundo corporativo, seus desafios e preocupações – e algumas das principais descobertas estão relacionadas ao burnout.
52% dos entrevistados declararam que os líderes seniores de suas empresas sofrem com a doença ocupacional. 77% deles temem a demissão, e 60% gostariam de ter mais opções de suporte profissional disponíveis, como mentorias e coaching.
O levantamento indicou que o maior desafio dos executivos, tanto interna quanto externamente, seria lidar com os avanços tecnológicos. Essa também é a principal preocupação dos líderes de RH, segundo a pesquisa realizada – mas, quando o assunto são os desafios externos, eles destacam as “dificuldades na cadeia de suprimentos” como principal questão a lidar.
A consultoria LHH ouviu pessoas de nove países: Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Cingapura, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos. Por isso, conseguiu analisar como a perspectiva dos C-level varia regionalmente.
Na América do Norte, por exemplo, os principais desafios internos são: gerenciamento do trabalho flexível (Canadá) e bem-estar dos funcionários (EUA). O maior desafio externo? Preocupações com o meio ambiente e a sustentabilidade. O tema preocupa 40% dos executivos por lá, e apenas 28% por aqui no Brasil.
Este texto faz parte da edição 92 (junho/julho) da Você RH. Clique aqui e confira os outros conteúdos da revista impressa.
Agradecimento: Irene Azevedo, Diretora Geral do Centro Internacional de Opções Executivas (ICEO) da LHH na América Latina.