concentração é uma habilidade que você deve aprender – e praticar –, diz o sacerdote hindu Dandapani em O Poder do Foco Inabalável (Editora Fontanar). “Assim como os treinadores esportivos, muitos líderes corporativos dizem a suas equipes para se concentrar, sem nunca as terem ensinado a fazer isso”, afirma. Nascido na Malásia, o autor se mudou na adolescência para a Austrália, onde cursou engenharia elétrica, e largou tudo para se tornar monge do hinduísmo por dez anos. Hoje, ensina líderes e atletas a treinar a mente. No trecho a seguir, ele explica por que a dispersão gera fadiga mental, uma das principais causas da baixa produtividade.
Trecho do livro
De todos os treinamentos de funcionários que empresas do mundo todo gastam milhões de dólares para oferecer, o investimento mais importante seria ensiná-los a compreender a consciência, a mente e a arte do foco. Se sua equipe puder se concentrar, ela conseguirá prestar atenção e aprender todas as outras habilidades que você desejar. Com funcionários distraídos, será difícil para eles ouvir e aprender, não importa o que você esteja tentando ensinar. Se você não tem foco, como pode se concentrar o suficiente para ouvir o que está sendo dito?
O objetivo desta lição é argumentar com gestores e empresários para que considerem que compreender a mente e aprender a focar é uma parte fundamental da formação dos seus funcionários.
Assim como os treinadores esportivos, muitos líderes corporativos dizem a suas equipes para se concentrar, sem nunca a terem ensinado a fazer isso.
Como proprietário de uma empresa, você nunca abordaria um membro da sua equipe de recursos humanos e pediria que programasse e desenvolvesse a próxima versão do seu aplicativo, não é? Você sabe que essa pessoa não está treinada para essa função: ela foi treinada em recursos humanos, e é por isso que trabalha nesse departamento. Por que, então, tantos líderes não percebem o que há em comum entre pedir para alguém do RH escrever um código e para alguém que nunca foi treinado na arte do foco se concentrar? No mundo corporativo, em que produtividade e eficiência são extremamente valorizadas e buscadas, a maioria das empresas não consegue fazer uma coisa fundamental que poderia ter um impacto enorme – aprender e praticar a arte da concentração. Eu gostaria de acreditar que eles não ensinam isso aos funcionários simplesmente porque desconhecem o custo da distração e quanto o foco é uma habilidade que deve ser aprendida e praticada. A maioria das pessoas supõe que nós podemos “apenas nos concentrar” e que, ao pedir que faça isso, vai acontecer como passe de mágica. Não vai.
Mas não é importante apenas aprender a se concentrar. Deve-se também desenvolver a força de vontade e o pré-requisito para ambos, que é aprender sobre a consciência e a mente.
Você só continua distraído se não tiver sido treinado em como se concentrar ou não souber no que se concentrar.
Acredito que a maioria das empresas deixa claro qual deve ser o foco dos funcionários. A peça que falta é de fato treiná‑los para isso.
Fadiga e distração
Pense na consciência como o carro e na energia como o que impulsiona a jornada pela mente. Se ela precisa ir para cinco áreas diferentes, vai consumir muito mais energia do que se permanecesse em um só lugar.
Uma mente distraída consome enormes quantidades de energia. À medida que os níveis caem, o mesmo ocorre com a produtividade. A internet está inundada de dados e estatísticas sobre o impacto da fadiga na segurança, na produtividade, na eficiência.
Existem muitas causas para a fadiga, mas é raro a distração ser reconhecida como uma delas. No entanto, quando a consciência está perambulando descontrolada pela mente, a energia está em todo lugar, sendo consumida desnecessariamente onde não precisa estar. E quando os níveis de energia caem, as consequências são lamentáveis.
A concentração produz eficiência
Certa manhã, quando eu estava envolvido em um projeto, me deparei com um problema relacionado ao trabalho sobre o qual precisava dos conselhos do meu guru. Então fui até o escritório dele e, ao chegar lá, vi que a porta estava aberta e que ele estava sentado à mesa, trabalhando no laptop. Bati no batente da porta e perguntei: “Gurudeva, posso falar com você?”.
Ele respondeu: “Entre e sentem-se. Eu o atenderei em apenas um minuto”.
Meu guru terminou o que estava fazendo, abaixou a tela do laptop até quase fechá-la, indicando que havia terminado, então se virou para mim e me deu toda a sua atenção. Ele perguntou:
“Como posso ajudá-lo?”.
Fiz a minha pergunta, e ele respondeu. Pedi que explicasse melhor a resposta, e assim ele fez. Agradeci pela ajuda, levantei e fui embora. Essa conversa durou talvez dois minutos, no máximo. Foi altamente eficaz porque ele havia treinado os monges daquele mosteiro na arte da concentração.
A nossa consciência sempre permaneceu no assunto; portanto, não se desperdiçou nenhum tempo ou energia com a consciência indo para outro lugar. Não consigo nem começar a descrever como as reuniões se tornam eficazes quando todos sabem se concentrar.
Quantas conversas de trabalho se prolongam porque as pessoas não estão focadas o suficiente para permanecer no tópico ou de fato ouvir o que o outro está dizendo?
Quando as pessoas não conseguem se concentrar, a comunicação e a troca de informações são prejudicadas. Quantas vezes você conversou com alguém que estava ocupado digitando no laptop ou no celular? A pessoa balança a cabeça em resposta ao que você diz para indicar que está ouvindo, mas você sabe o que a consciência dela está fazendo. Por mais que essa pessoa possa pensar que está ouvindo, ela não presta atenção.
O que podemos fazer quanto a isso? Se você perceber que um membro da equipe está se distraindo, chame a atenção dele e o redirecione para o tópico em questão. Não tenha medo de dizer à pessoa com quem você está falando que você gostaria de ter toda a atenção dela. Explique a grande diferença que isso fará para o projeto.
É simples: concentração gera eficiência e produtividade.
Reuniões distraídas
A incapacidade de permanecer num mesmo assunto em uma reunião tem um custo alto. Já participei de inúmeras reuniões e para mim é sempre fascinante observar para onde vai a consciência das pessoas durante esses encontros. Começa indo em uma direção e, como acontece com um cachorro no parque, o mais sutil farfalhar em um arbusto é suficiente para enviá-la num sentido completamente diferente.
Ao permitir que a consciência se mova tão rápido de uma área da mente para outra, você nunca fica em um lugar por tempo suficiente para reunir as informações que estão lá.
É preciso um esforço concentrado para aprofundar um assunto durante uma reunião, e isso é prejudicado toda vez que a consciência se distrai. O momento é perdido. Agora, carregar a consciência de todo mundo de volta para o mesmo ponto da mente onde estava antes da distração requer muito mais energia e esforço, e pode não ser tão fácil. O grupo chegou a esse ponto seguindo uma linha de pensamento coesa, que então descarrilou.
Quanto mais permitimos que as pessoas desviem do assunto durante as reuniões, mais as treinamos na arte da distração.
Isso segue ocorrendo ao longo do dia de trabalho e é inclusive levado para casa. Treinar a equipe para permanecer no assunto é treiná-la na arte da concentração. Toda vez que sua consciência se afastar, traga-a de volta com delicadeza e cuidado. Você pode comentar o que foi dito e depois trazer a consciência deles de volta.
Você pode ser organizado com todas as estratégias e ferramentas que contribuem para uma reunião bem-sucedida, mas, a menos que os participantes consigam se concentrar, as chances de o encontro ser eficiente e produtivo são muito pequenas. Meu objetivo não é lhe dizer como realizar ótimas reuniões, mas compartilhar quanto a capacidade de foco afeta o resultado.
Adotando uma política de foco
Para gestores que desejam adotar os ensinamentos, o primeiro passo é fazer com que os proprietários ou os líderes da empresa os aceitem. O foco em uma corporação só funciona se for implementado de cima para baixo.
Esse é o primeiro passo. O segundo é convencer a equipe da necessidade de se concentrar. Os líderes precisam persuadir os funcionários a aderir aos ensinamentos. Isso é fundamental para o sucesso.
Em seguida, eu recomendo implementar os ensinamentos em pequenos grupos.
Ao capacitar quem faz a sua empresa ser o que é com a compreensão fundamental da mente, do foco e da força de vontade, você faz uma escolha consciente de influenciar de maneira positiva todos que são importantes para ela.