Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

A ATA incentiva a informalidade da gestão

O plano de carreira é por tempo de casa, e a avaliação por desempenho é verticalizada de cima para baixo

Por Luiz De França
Atualizado em 5 dez 2020, 20h48 - Publicado em 27 mar 2013, 14h52
Sede da ATA (Divulgação/)
Continua após publicidade

Timóteo (MG) – Para os funcionários da ATA, empresa de metal-mecânico do setor de siderurgia e metalurgia, com sede em Timóteo (MG), no Vale do Aço, a informalidade das práticas de gestão e nas relações de trabalho é o que faz a diferença no clima organizacional. O índice de felicidade dos profissionais é tão alto que colocou a companhia pelo segundo ano consecutivo entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil.

“Aqui a gente não precisa de avaliação de clima porque já temos contato muito próximo todos os dias”, afirma um funcionário. O plano de carreira é por tempo de casa, a avaliação de desempenho é verticalizada de cima para baixo e o perfil da liderança é baseado em avaliações psicológicas, com testes de personalidade, atenção e dinâmica. Também elogiado, o pacote de benefícios atende bem às necessidades do time.

A ATA oferece plano de saúde, cesta básica, convênio com farmácias que proporcionam descontos de 15%, parceria com universidades e escolas de idiomas e facilitação de empréstimos. Pelo projeto Educar, todos os funcionários que cursam o ensino superior recebem uma bolsa de 30% do valor das mensalidades. “A empresa também estimula a participação em eventos e treinamentos externos”, diz um gestor.

A companhia tem trabalhado para que seus funcionários não ultrapassem o limite de duas horas extras por dia e, assim, contribui para a qualidade de vida deles. Entre as ações sociais desempenhadas pela ATA está o coral comunitário, composto por crianças com deficiência visual. A preocupação com o meio ambiente aparece principalmente em duas frentes.

Além de manter um viveiro de mudas, o qual permite que a empresa distribua mudas de pés de manga para a comunidade, a ATA está esperando a autorização do Ibama para a criação de uma reserva particular de patrimônio natural. Com apenas 0,21% de turnover por mês, a companhia está em expansão. Até o fim do ano, a estimativa é contratar entre 30 e 40 pessoas, e até 2014 aumentar seu quadro de funcionários em 40%. 

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
A empresa estimula a geração de novas ideias que possam contribuir para o melhor desempenho da operação da fábrica. A infraestrutura, que oferece pouco conforto aos funcionários, deixa a desejar. Não há plano de sucessão nem oferta de plano odontológico.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.