A Embracon busca funcionários competitivos
A empresa revê seus processos de recrutamento e seleção, para atrair gente com um perfil de atuação mais próximo do seu ramo, o de consórcios
Santana do Parnaíba (SP) – Criado em 1988, o Consórcio Nacional Embracon atua no segmento de consórcios há 24 anos, comercializando imóveis, carros e motos — seu principal produto. A partir deste ano, a empresa passou a se chamar Embracon Administradora de Consórcio e, com este nome, conseguiu não só se classificar mais uma vez no Guia Você S/A – As Melhores Empresas para Você Trabalhar, como também alcançar a posição de a melhor do setor de bancos e serviços financeiros.
A disputa é acirrada, afinal, esse setor é terra de gigantes, pois os dois maiores bancos privados brasileiros fazem parte da lista. Mas a Embracon passou na frente graças à elevada satisfação de seus funcionários, que atribuíram à companhia uma nota altíssima no Índice de Qualidade no Ambiente de Trabalho (IQAT).
A empresa investe em liderança — no ano passado formou 15 líderes e mais 23 pessoas foram promovidas a cargos de liderança por meio de recrutamento interno, além de realizar mais de 160 promoções para outros cargos. O número parece pequeno, mas levando-se em conta a alta rotatividade da mão de obra desse setor e algumas regras internas da Embracon, ele chega a ser significativo.
É que para quem atua na área comercial existe uma meta de cotas a serem vendidas e o desempenho do funcionário é monitorado. Se o vendedor não conseguir cumpri-la, ele passa por um trabalho de recuperação. Se ainda assim não conseguir atingir suas metas, é desligado da empresa.
De olho nessa questão, o RH está investindo na revisão dos processos de recrutamento e seleção externos para contratar profissionais que tenham um perfil de atuação mais adequado aos negócios, ou seja, mais competitivo. A política de cargos e salários é aberta para consulta de todos e está à disposição na intranet.
Para quem estuda, o subsídio é bom: reembolso de até 70% para cursos de graduação e pós-graduação, que pode chegar a 100% para os líderes, além de a empresa oferecer cursos e treinamentos mais específicos. Como a Embracon está em fase de expansão, a perspectiva é contratar mais de 120 pessoas na área de vendas para os cargos de vendedor, supervisor e gerente.
PONTO(S) POSITIVO(S) | PONTO(S) A MELHORAR |
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Os funcionários dizem que a comunicação flui muito bem e a empresa dá liberdade e autonomia. No geral, os benefícios são muito elogiados. | Há reclamação em relação ao valor do vale-refeição. Os gerentes confirmam essa demanda, pois muitas vezes ajudam os subordinados a pagar o almoço. |