Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

A idade média dos funcionários da Netshoes é de 27 anos

O ritmo de trabalho na empresa é intenso, mas animado. 64% da equipe é formada por mulheres

Por zeeduardo20
Atualizado em 5 dez 2020, 20h49 - Publicado em 26 mar 2013, 17h26
Centro de distribuição da Netshoes em São Paulo (Alexandre Battibugli/EXAME.com/)
Continua após publicidade

São Paulo (SP) – Fundada há 12 anos pelo empreendedor Marcio Kumruian, então com 26 anos, a Netshoes nasceu como uma loja de rua no centro da capital paulista.

Hoje, a loja virtual de artigos esportivos tem dois escritórios em São Paulo e um centro de distribuição em Barueri (SP) e detém números expressivos de crescimento. Em 2009, a empresa faturou 155 milhões de reais e fechou o ano com 250 funcionários.

No ano passado, a loja online faturou 697 milhões de reais e somava 1.700 empregados, incluindo os da operação no Brasil e das subsidiárias na Argentina e no México.

Com uma equipe jovem (a média de idade é de 27 anos) e feminina (64% dos profissionais são mulheres), a Netshoes mantém um ambiente descontraído e bem animado, apesar do intenso ritmo de trabalho. O RH também ganhou relevância com o crescimento da empresa.

Luciana Machado, a executiva da área, assumiu a posição há dois anos e, de quatro pessoas em sua equipe, passou a ter 50 funcionários — e esse pessoal tem arrumado bem a casa. O plano de carreira, com descrição dos cargos, atribuições e requisitos de cada função, por exemplo, foi apresentado no início do ano.

Continua após a publicidade

A Netshoes também passou a fazer pesquisa salarial de mercado. O resultado: 763 enquadramentos em 2010, 453 em 2011 e 21 no primeiro trimestre deste ano. Com a estratégia de formar profissionais internamente, a companhia passou a investir em sua qualificação.

No ano passado, 599 empregados receberam subsídio para estudar um idioma estrangeiro e 301 receberam bolsa para graduação, pós-graduação ou especialização. E, como instrumento de retenção, acrescentou ao pacote de benefícios o plano de previdência privada e a participação nos resultados, com limite de cinco salários extras.

Desde 2009, a Netshoes teve o aporte financeiro de dois grupos estrangeiros de investimento, o que deu fôlego para seguir adiante com seu plano de expansão, que considera os funcionários como parte essencial da estratégia de crescimento.

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
A expansão das operações internacionais tem criado oportunidades de troca de conhecimento e expatriação de funcionários. A equipe que lida com as reclamações dos clientes é pequena para a demanda de trabalho. São 18 pessoas para atender uma média de 300 reclamações diárias.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.