Sorocaba (SP) – Até o fim do ano a Phito Fórmulas, farmácia de manipulação, de Sorocaba (SP), deve aumentar em 18% seu quadro de funcionários. Nos últimos 12 meses o aumento foi de 28%. Isso tudo para apoiar o plano de crescimento da empresa, que deve culminar com a inauguração de uma nova loja.
O projeto vem sendo planejado há cinco anos, teve sua inauguração adiada em 2011, mas, segundo Sérgio Benites, fundador e principal executivo da Phito, até o fim deste ano deve, finalmente, sair do papel. A proposta é proporcionar uma experiência diferente aos clientes por meio de gôndulas interativas, cheiros, sons, vídeos e atendimento diferenciado.
“Participar da concepção, do planejamento e da implantação de um projeto como esse tem sido mais engrandecedor do que um MBA“, diz um dos gestores, que estão diretamente envolvidos com a empreitada. O crescimento acelerado tem criado uma preocupação em manter viva a cultura da empresa.
Por causa disso, em 2011 seus valores foram revistos. Para difundir e reforçar cada um deles, foram realizadas campanhas e atividades internas que envolveram todos os empregados. Além disso, o jornal eletrônico e as reuniões trimestrais com todas as equipes para comunicar resultados, repassar novidades e realinhar metas têm cumprido o objetivo de manter a turma informada.
Mas a Phito ainda precisa dar mais atenção às suas práticas relacionadas à carreira. A avaliação de desempenho formal só acontece até o terceiro mês de casa do empregado, não há um plano de carreira estruturado e o programa de recrutamento interno formal não parece funcionar muito bem.
Os benefícios também merecem um alerta. Mesmo sendo uma empresa relacionada à saúde, não há plano de saúde para todos. Apenas os gestores e os que somam mais de dois anos de casa têm direito ao benefício (que não permite a inclusão de dependentes). Por lá também não há previdência privada e o vale-refeição é considerado baixo. Melhorias importantes para as companhias que querem crescer e manter o clima em alta.
PONTO(S) POSITIVO(S) | PONTO(S) A MELHORAR |
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Na reunião mensal com os gestores, as equipes podem listar três pontos de melhoria, e os líderes são cobrados a trazer uma resposta em até 30 dias. | Os funcionários acham que a empresa deveria reverter em banco de horas o tempo investido pelo pessoal nos cursos realizados aos domingos. |