Cuiabá (MT) – A Unimed da capital mato-grossense tem se destacado nas premiações que envolvem cooperativas médicas de todo o Brasil pelo nível de satisfação de seus mais de 200.000 segurados. Para manter o padrão de atendimento e ajudar os funcionários a lidar com situações-limite típicas dos planos de saúde, a empresa desenvolveu iniciativas para aliviar a tensão e conter o estresse.
Elas vão desde os programas de combate ao sedentarismo (como o grupo de corridas, coordenado por um preparador físico) até a sala de relaxamento, onde o empregado pode desfrutar de um ambiente tranquilo, com direito a cochilos na hora do almoço. Mas esse tipo de “agrado” é apenas a parte mais visível de um conjunto de ações decorrentes da restruturação pela qual a área de gestão de pessoas vem passando nos últimos dois anos.
Alguns programas foram implantados desde então, como o curso de formação de líderes, desenvolvido em parceria com uma consultoria externa, e vários outros foram reformulados, desde os que envolvem a integração dos novos contratados até a avaliação de desempenho, que está ganhando novos mecanismos para reconhecer de forma mais objetiva e democrática a boa performance individual.
Para reforçar a comunicação interna e diminuir os efeitos potencialmente nocivos da “rádio peão”, foi criado o boletim eletrônico Muxirum — palavra que é um sinônimo local para mutirão. Na área de responsabilidade socioambiental, a criação do PróUnim, um programa de voluntariado, aumentou a participação dos funcionários em iniciativas como o Projeto Atalaia, que oferece aulas de informática, capoeira, alfabetização de adultos e ginástica para idosos em uma comunidade carente.
Os investimentos na gestão de pessoas e na imagem institucional da cooperativa se juntam, assim, ao bom pacote de benefícios — que inclui bolsas de estudo desfrutadas por 10% da equipe e plano de previdência privada inteiramente bancado pela empresa — para fazer da Unimed Cuiabá um dos empregadores mais cobiçados da região.
PONTO(S) POSITIVO(S) | PONTO(S) A MELHORAR |
---|---|
A empresa oferece muito espaço para o crescimento profissional das mulheres, que ocupam 47 dos 66 cargos de liderança. | Com a avaliação de desempenho ainda sem funcionar a contento, permanece entre a equipe uma certa suspeita de que há favorecimentos nas promoções. |