A Whirlpool busca executivos dentro de casa
Na empresa, 80% das vagas de executivos são preenchidas com funcionários da própria empresa
São Paulo (SP) – Fabricante das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, a Whirlpool está no seletíssimo grupo das três empresas entre as 150 que integram a lista das melhores para trabalhar desde a primeira edição deste Guia, há 16 anos. Não é para menos.
Essa multinacional opera no Brasil por meio de três fábricas — em Rio Claro (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM) —, um escritório central, em São Paulo, e dois centros de distribuição, em Jaboatão dos Guararapes (PE) e São Paulo. Para dar conta da megaoperação, investe alto em tecnologia e inovação e sabe que sem funcionários bem preparados para os desafios dos negócios não seria a gigante que é.
No ano passado foram destinados 3,3 milhões de reais e 18.000 horas para a realização de treinamentos. O foco estava nos gestores e nos especialistas, mas os empregados da fábrica também contam com um cardápio de cursos e treinamentos específicos para que se desenvolvam.
Os treinamentos são solicitados pelo próprio chefe. A Whirlpool tem usado cada vez mais o modelo e-learning, porém os treinamentos presenciais ainda são os mais comuns, para estimular um maior compartilhamento de experiências entre os participantes. O retorno foi positivo: 354 pessoas foram movimentadas por recrutamento interno e 3 478 promoções foram realizadas.
Aproximadamente 80% das vagas para executivos foram preenchidas com promoções internas. Em 2011, havia 59 expatriados ativos, sendo 23 contratos iniciados nesse ano. Mesmo com tantas boas práticas e oferecendo benefícios como plano médico e odontológico, previdência privada, convênios com escolas e farmácias e desconto em academia, a empresa gera descontentamento nas pessoas do operacional quando o assunto é afastamento por problemas de saúde.
Elas se queixam da baixa tolerância a ausências. “Quem quer ser promovido não pode ter uma falta sequer. Se meu desempenho é considerado ótimo pelo meu chefe, mas precisei me afastar alguns dias por motivo de doença, mesmo com atestado médico já estou fora da lista de possíveis promoções”, diz um empregado.
| PONTO(S) POSITIVO(S) | PONTO(S) A MELHORAR |
|---|---|
| A estabilidade de emprego, o orgulho de trabalhar para uma marca de peso e um ambiente com transparência são apontados como destaques. | Os funcionários dizem que a participação nos lucros poderia ser mais agressiva e que há muita rotatividade dos chefes. Há também excesso de reuniões. |

