Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Coca-cola Guararapes treina na Escola de Liderança

As pessoas que mais se destacam passam o compor um pool de talentos, para desenvolvimento acelerado

Por Ursula Alonso Manso
Atualizado em 5 dez 2020, 20h49 - Publicado em 26 mar 2013, 16h46
O valor do design (Reprodução/)
Continua após publicidade

Jaboatão dos Guararapes (PE) – A ordem do dia na Coca-Cola Guararapes, engarrafadora que atua nos estados de Pernambuco e da Paraíba, é reduzir o turnover — de 22%, em 2010, para 12% até 2020.

Hoje, a rotatividade na empresa já baixou para aproximadamente 16%, fruto de investimentos no desenvolvimento de pessoas. E, por desenvolvimento, entenda-se não apenas cursos para os funcionários, mas também para suas famílias.

Em parceria com o Senac, a Coca-Cola criou um curso de empreendedorismo, com noções sobre como cuidar de pequenos negócios, como salões de beleza e facções de costura. Em apenas um ano, 75 mulheres — esposas e familiares dos empregados — foram treinadas. Agora, a companhia estuda novo treinamento, com o tema empregabilidade, para atingir filhos, sobrinhos e netos de seus profissionais.

Outra medida para a retenção de pessoas foi o programa Qualifique-se, que oferece subsídio a cursos ligados ao negócio da Coca-Cola. Está aberto a trabalhadores até a função de analista sênior, com pelo menos um ano de casa, assiduidade, frequência e nota 4 (de um total de 5) na avaliação de desempenho. Atualmente, 200 pessoas usufruem do benefício.

Em 2011, a empresa investiu 1 milhão de reais em treinamento e desenvolvimento, ante 1,6 milhão de reais já aplicados em 2012. A companhia também realiza anualmente o Fórum de Desenvolvimento de Pessoas, para mapear profissionais capazes de assumir cargos de gestão.

Continua após a publicidade

Eles recebem treinamento específico na Escola de Liderança da Coca-Cola, e aqueles de maior potencial passam a compor o grupo chamado de Talent Pool, que, desde 2007, já submeteu cerca de 50 pessoas a um programa de desenvolvimento acelerado.

Um deles foi Marcelo Maia, o atual presidente da Coca-Cola Guararapes, que assumiu o cargo no começo de 2012 e era gerente de marketing quando participou da primeira turma do Talent Pool. O diretor financeiro e o de marketing também já integraram o grupo. Prova de que essa é uma empresa para se fazer carreira.

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
Segundo o time, o recrutamento interno, implantado em 2010, tornou as promoções transparentes e justas. Em 2011, 356 pessoas foram promovidas por esse canal. Não oferece plano de previdência privada e o subsídio à educação, de até 70% do valor da mensalidade, não contempla cursos de graduação.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.