Barueri (SP) – Nos últimos anos, tem ficado cada vez mais fácil usar “dinheiro de plástico” na hora de fazer compras. Uma das responsáveis por isso é a Cielo, a maior rede de pagamentos eletrônicos da América Latina. E, para a operação funcionar bem, existe muita gente atuando por trás das maquininhas.
“Quem opta por ser médico sabe que poderá ter expediente de madrugada. Quem escolhe a Cielo sabe que vai trabalhar, e muito, no dia 24 de dezembro”, diz uma líder. O volume de tarefas é uma das poucas reclamações dos quase 1.500 funcionários. Em algumas áreas, não é permitido fazer horas extras, mas os gestores afirmam que isso é quase impossível para eles, dada a responsabilidade que detêm.
Remunerar acima da média de mercado acaba sendo, portanto, a estratégia da companhia para manter seus talentos. Outro fator de retenção é o investimento em formação. “Existem várias pessoas que se graduaram e fizeram MBA com o incentivo da Cielo”, diz um profissional. A empresa subsidia 60% dos estudos, incluindo pós-graduação, como mestrado e doutorado.
Com o programa Cielo Acadêmico, custeia até 100% deles como prêmio para quem faz trabalhos de conclusão de curso relevantes para a companhia. Práticas de reconhecimento são vistas como uma maneira de engajar o time. O Key People, por exemplo, permite que gestores indiquem funcionários com bom desempenho para receber ações da empresa equivalentes a três vezes o valor de seu salário.
E o Cielo Awards premia quem sugere ideias e projetos que, implementados, deem resultado. “Aqui, não são apenas os números que importam. O caminho para atingir as metas também é valorizado”, diz um empregado. A prática fica clara na avaliação de desempenho, composta de uma análise qualitativa das ações realizadas durante o ano, além da quantitativa.
O resultado é a sensação de que há espaço para subir na Cielo e a certeza de que ali se pode crescer em conjunto, porque, segundo a percepção do grupo, a liderança tem uma atuação bem próxima das equipes.
PONTO(S) POSITIVO(S) | PONTO(S) A MELHORAR |
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A política de horário flexível é elogiada e os planos odontológico e de saúde, extensivos a dependentes, são considerados excelentes pelos funcionários. | Profissionais do nível técnico acham que a avaliação de desempenho deveria ser mais transparente, assim como os passos para alcançar uma promoção. |