Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Na Pormade, 70% dos funcionários dão ideias à empresa

A rotatividade da empresa é baixa ao ponto de não passar de 1% ao mês

Por Lucas Rossi
Atualizado em 5 dez 2020, 20h48 - Publicado em 26 mar 2013, 18h09
Pormade Portas (Divulgação/)
Continua após publicidade

União da Vitória (PR) – Nas três fábricas da Pormade, localizadas em União da Vitória, na divisa entre Paraná e Santa Catarina, são produzidas 60.000 portas de madeira por mês — o que acompanha o ritmo da aquecida construção civil no país.

A meta da empresa, que pelo segundo ano consecutivo se destaca como a melhor deste setor no Guia, é aumentar esse número para 72.000 em 2013 e, em 2014, chegar à marca de 100.000 portas fabricadas por mês. O plano é ousado, mas está sendo aplicado com cautela. Com a inauguração em 2011 da nova fábrica, chegaram máquinas e equipamentos modernos, que permitiram aumentar a velocidade da produção sem que a Pormade contrate mais gente.

A taxa de rotatividade, que já era baixa, caiu mais — de 1,46% ao mês para 1% entre 2010 e 2011. Esses números são consequência de uma boa administração, baseada em respeito e confiança. A Pormade não só permite como estimula que os profissionais deem opiniões sobre a estratégia dos negócios, o que faz com que todos se sintam parte do crescimento.

E toda sugestão corre o risco de dar errado. Mas isso está longe de ser um problema e ninguém se sente constrangido de dar uma opinião furada. Um dos principais valores da companhia explica essa prática. “Erros são tesouros quando mostrados e discutidos”, dizem os empregados em uníssono.

Só no ano passado, 320 pessoas deram sugestões por meio do programa formal de ideias — isso significa 70% do quadro. Essa é uma das várias iniciativas de desenvolvimento da Pormade. “Fica nítido que é possível crescer com educação”, afirma Hermine Schreiner, diretora de recursos humanos.

Continua após a publicidade

Nos últimos seis anos, 14 profissionais receberam subsídio para a formação técnica, 62 para graduação e oito para pós-graduação. A possibilidade de crescer num ambiente amigável, que ainda preza pela clareza na comunicação, explica a manutenção do extraordinário Índice de Qualidade no Ambiente de Trabalho (IQAT) da Pormade. A nota — dada exclusivamente por seus funcionários — ficou em 93,5, bem acima da média das empresas do Guia neste ano, que é de 80,98. 

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
Os funcionários participam de duas reuniões diárias e elogiam a prática de a empresa recompensá-los financeiramente pelas atividades. A previdência privada é um benefício concedido apenas para a área administrativa. Poderia ser estendido aos funcionários da fábrica.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.