Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Não tem experiência? Deixa com Instituto Nordeste Cidadania

O instituto treina pessoas sem experiência prévia para atuar com suas operações de microcrédtio

Por Ursula Alonso Manso
Atualizado em 5 dez 2020, 20h48 - Publicado em 27 mar 2013, 14h44
Marca do Instituto Nordeste de Cidadania feita por crianças de projetos sociais (Divulgação/)
Continua após publicidade

Fortaleza (CE) – Sediado em Fortaleza (CE), o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) atua na venda de microcrédito em todo o Nordeste, Brasília, norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Para dar conta de tamanha dispersão geográfica, a área de desenvolvimento humano costuma visitar os postos de todos os estados, com o objetivo de checar, in loco, o cumprimento de metas, o desempenho dos funcionários, eventuais lacunas e níveis de motivação.

Em 2011, a ação foi focada no programa Líderes de Desempenho, que partiu da seleção de profissionais com conceitos C e D, os mais baixos. O trabalho foi individual, conforme as necessidades de treinamento de cada um, e os resultados apareceram já no fim do ano. Do grupo selecionado, 40% passaram ao conceito A, o que permitiu que o Inec alcançasse sua meta de crescimento dois meses antes do prazo estipulado.

Já para coordenadores e potenciais coordenadores, o Instituto oferece o curso de formação de assessores coordenadores, que existe desde 2006 e já treinou todos os gestores. Neste ano, foi criado um novo curso semelhante a esse, mas destinado aos coor­de­nadores de postos, que compõem a liderança intermediária.

Isso porque o Inec precisa antecipar a formação dos profissionais para fazer frente à expansão projetada a partir do lançamento de uma nova linha de microcrédito. A preocupação com o desenvolvimento de seu time é, na verdade, uma das prioridades. Em 2011, o investimento em formação foi de 3,2 milhões de reais, sem contar a verba alocada para o subsídio destinado à educação, que, hoje, beneficia cerca de 500 empregados.

Outro benefício que ganha destaque é o auxílio-creche, para filhos de até 7 anos, de 93,30 reais por criança. Uma vez, um servente entrou na sala da diretora administrativa do Inec assustado, dizendo que tinha recebido um “dinheirão”, mas aquilo estava errado e não queria ficar com nada que não fosse dele. Quando conferiu o contracheque do funcionário, a diretora explicou que era o benefício pago a cinco filhos em idade do auxílio-creche. Matreiro, o servente riu e saiu dizendo que podia, então, ter mais filhos.

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
Para muita gente, o Inec corresponde ao primeiro emprego formal. O Instituto contrata pessoas sem experiência e oferece treinamento para que cresçam. Falta um programa de remuneração variável para o corpo administrativo. A ginástica laboral não acontece em todas as unidades.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.