São Paulo (SP) – É com um café da manhã coletivo que começa o dia na Novo Nordisk, companhia de indústria farmacêutica, higiene e cosméticos, com matriz na Dinamarca. Com apenas 167 funcionários no Brasil, o clima familiar contribui para que os funcionários se considerem bem informados sobre as estratégias e peças fundamentais no resultado do negócio. E são mesmo.
“Quando alguém sai, causa um impacto grande no trabalho de todo mundo”, diz um empregado. A informalidade é estimulada também na relação com a liderança, que deve dar feedback no dia a dia do trabalho. Isso não impede, porém, o profissional de receber uma avaliação formal de seu chefe uma vez por ano, quando recebe orientações e uma descrição de competências a desenvolver que irão compor seu plano de desenvolvimento individual.
O resultado dessa avaliação, somado ao tempo no cargo atual e ao seu desempenho, forma os elementos de análise para uma futura promoção — que pode demorar bastante, segundo os funcionários. Eles enxergam, porém, outras formas de crescer na companhia. Um dos facilitadores é o programa de recrutamento interno, que divulga as vagas abertas inclusive em outros países. A expatriação é uma realidade e costuma ter duração de três anos ou de seis meses, no caso das pessoas que participam de projetos específicos.
Para alinhar a cultura de uma empresa dinamarquesa nos 75 países em que está presente, a farmacêutica reformulou no ano passado o Novo Nordisk Way, um manual que busca equalizar valores, objetivos e estratégias corporativas. Dentre os benefícios, os funcionários elogiam os planos de saúde e odontológico, a previdência privada, o horário flexível, o seguro de vida e o reembolso de medicamentos (100% para os da companhia e 50% para os de outros laboratórios).
Como costume nas farmacêuticas, os empregados da Novo Nordisk também trabalham meio expediente às sextas-feiras. Com um grande portfólio de produtos para tratamento de diabetes, são realizadas internamente várias campanhas preventivas sobre a doença.
PONTO(S) POSITIVO(S) | PONTO(S) A MELHORAR |
---|---|
Se conseguirem bater a meta de 2012, todos os funcionários irão conhecer a matriz da Novo Nordisk, na Dinamarca. | Os empregados sentem falta de financiamento para MBAs e pós. Também reclamam do longo tempo entre a saída de uma pessoa e a admissão de outra. |