Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O presidente Jota-Jota lidera o RH da Águas Guariroba

Ele interfere diretamente nas políticas de gestão de pessoas e é o idealizador de uma cruzada contra a terceirização

Por Maurício Oliveira
Atualizado em 5 dez 2020, 20h49 - Publicado em 26 mar 2013, 16h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Campo Grande (MS) – Fundada em 2000 para ser a concessionária responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto em Campo Grande (MS), a Águas Guariroba está se transformando gradualmente em referência nacional do setor de saneamento, um dos principais gargalos de infraestrutura do país.

    E grande parte dos bons resultados obtidos, com evolução significativa da cobertura em busca da universalização dos serviços na capital sul-mato-grossense — meta estabelecida para ser alcançada até o ano de 2025 —, se deve à valorização de seus funcionários. O presidente da empresa, José João Fonseca, conhecido como “Jota-Jota”, lidera e interfere diretamente nas políticas de gestão de pessoas.

    Ele é o idealizador de uma verdadeira cruzada contra a terceirização, que resultou na efetivação de cerca de 200 pessoas que trabalhavam como prestadoras de serviços em atividades diretamente ligadas ao negócio principal da companhia, a exemplo das equipes de campo.

    Com as contratações, esses profissionais passaram a ter acesso a um pacote de benefícios bem mais atraente do que desfrutavam como terceirizados, incluindo plano de saúde, vale-alimentação, auxílio-creche para filhos de até 7 anos, bolsa de estudo e participação nos resultados. Consequentemente, o nível geral de satisfação aumentou.

    Continua após a publicidade

    “Não fizemos isso para bancar de bonzinhos, e sim como um passo importante na busca pela qualidade e para o aumento da receita. Todos sabemos que funcionários próprios vestem muito mais a camisa do que os terceirizados”, afirma o presidente.

    Para reforçar ainda mais o espírito de “dono do negócio”, foram criadas premiações por produtividade, com critérios específicos para cada setor, mas sempre ligados a práticas individuais que contribuam para aumentar o índice de satisfação dos clientes ou para melhorar os resultados financeiros — como convencer uma família a aderir aos serviços de esgoto ou identificar ligações clandestinas à rede. 

    PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
    A empresa organiza caminhadas e outras ações de atividades físicas para os funcionários no Parque das Nações Indígenas, localizado em frente à sede. Sem uma política formal de evolução de carreira, a equipe sente falta de diretrizes mais claras sobre o que é preciso fazer para se candidatar a promoções.
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.