Campo Grande (MS) – Fundada em 2000 para ser a concessionária responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto em Campo Grande (MS), a Águas Guariroba está se transformando gradualmente em referência nacional do setor de saneamento, um dos principais gargalos de infraestrutura do país.
E grande parte dos bons resultados obtidos, com evolução significativa da cobertura em busca da universalização dos serviços na capital sul-mato-grossense — meta estabelecida para ser alcançada até o ano de 2025 —, se deve à valorização de seus funcionários. O presidente da empresa, José João Fonseca, conhecido como “Jota-Jota”, lidera e interfere diretamente nas políticas de gestão de pessoas.
Ele é o idealizador de uma verdadeira cruzada contra a terceirização, que resultou na efetivação de cerca de 200 pessoas que trabalhavam como prestadoras de serviços em atividades diretamente ligadas ao negócio principal da companhia, a exemplo das equipes de campo.
Com as contratações, esses profissionais passaram a ter acesso a um pacote de benefícios bem mais atraente do que desfrutavam como terceirizados, incluindo plano de saúde, vale-alimentação, auxílio-creche para filhos de até 7 anos, bolsa de estudo e participação nos resultados. Consequentemente, o nível geral de satisfação aumentou.
“Não fizemos isso para bancar de bonzinhos, e sim como um passo importante na busca pela qualidade e para o aumento da receita. Todos sabemos que funcionários próprios vestem muito mais a camisa do que os terceirizados”, afirma o presidente.
Para reforçar ainda mais o espírito de “dono do negócio”, foram criadas premiações por produtividade, com critérios específicos para cada setor, mas sempre ligados a práticas individuais que contribuam para aumentar o índice de satisfação dos clientes ou para melhorar os resultados financeiros — como convencer uma família a aderir aos serviços de esgoto ou identificar ligações clandestinas à rede.
PONTO(S) POSITIVO(S) | PONTO(S) A MELHORAR |
---|---|
A empresa organiza caminhadas e outras ações de atividades físicas para os funcionários no Parque das Nações Indígenas, localizado em frente à sede. | Sem uma política formal de evolução de carreira, a equipe sente falta de diretrizes mais claras sobre o que é preciso fazer para se candidatar a promoções. |