84% das empresas não encontram profissionais qualificados. E 24% acreditam que o cenário ficará ainda mais desafiador no próximo semestre. Essa é a opinião dominante entre os 1.161 recrutadores e outros profissionais entrevistados para o Índice de Confiança Robert Half. O estudo trimestral mostrou que apenas 39,4% dos entrevistados estão confiantes com a situação atual do mercado de trabalho.
“A gente vê algum otimismo em comparação ao mesmo período do ano passado, corroborando os bons resultados na geração de emprego e os indicadores econômicos de 2023”, explica Leonardo Berto, gerente da Robert Half.
Ele afirma que, nesse cenário, para manter o que existe de mão de obra qualificada, é importante ter clareza nos processos organizacionais. “Como é a comunicação interna? Eu tenho um plano de acompanhamento e análise de desempenho? Uma estrutura de desenvolvimento aliada às metas corporativas? Isso dá segurança para o colaborador.”
Também seria fundamental tomar decisões baseadas em métricas e investir no desenvolvimento pessoal dos profissionais – além, é claro, de estar alinhado às melhores práticas de remuneração e benefícios.
Este texto faz parte da edição 91 (abril/maio) da VOCÊ RH. Clique aqui para conferir os outros conteúdos da revista impressa.