Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Acordo trabalhista inédito decide o destino dos funcionários da GOL

O acordo vale até o dia 31 de dezembro de 2021, e afeta 926 comandantes, 964 copilotos e 3.262 comissários de bordo da GOL

Por da Redação
Atualizado em 5 dez 2020, 20h54 - Publicado em 5 jun 2020, 11h02
GOL: acordos têm programas de adesão compulsória e voluntária (GOL/Divulgação)
Continua após publicidade

São Paulo –  Após um mês de negociações, GOL e o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) fecharam um acordo coletivo que garante a estabilidade no emprego para os funcionários da companhia aérea a partir do dia 1 de julho.

O acordo vale até o dia 31 de dezembro de 2021, e abrange 926 comandantes, 964 copilotos e 3.262 comissários de bordo da GOL. Em comunicado enviado à VOCÊ S/A, a empresa celebra o acordo e diz que a medida pode se tornar referência no setor de aviação, um dos mais afetados pela pandemia de coronavírus. Maior companhia área do Brasil, a GOL tem 16 mil funcionários. “Companhia se torna a primeira no mundo a fechar um acordo de longo prazo em prol da flexibilidade e estabilidade de empregos dos seus Colaboradores”, diz o comunicado.

Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas, os três acordos tiveram votação online em dois dias: 3 e 4 de junho. O acordo dos comissários foi aprovado com 1.778 votos a favor (80,1%) e 441 votos contrários (19,9%). A proposta para os copilotos teve 641 votos a favor (94,5%) e 37 votos contrários (5,5%). Por fim, o ACT dos comandantes registrou 600 votos a favor (90,5%) e 63 votos contrários (9,5%).

  • Relacionadas

Os três acordos estabelecem programas de adesão voluntária e compulsória e estão disponíveis para consulta no site do sindicato. Para os comandantes, a medida prevê programa de licença não remunerada voluntária, programa de demissão voluntária disponível até o 15 de junho, programas de redução de 50% da jornada voluntário e compulsório e programa escalonado de redução de jornada e salário compulsório.

Continua após a publicidade

Para os copilotos, ficaram estabelecidos programas voluntários de licença não remunerada, demissão, aposentadoria e redução de 50% da jornada. Também foram acordados programas com adesão compulsória para licença não remunerada e de redução de jornada de trabalho e salário.

Para comissários de bordo, o acordo também prevê programas voluntários de licença não remunerada, de demissão, programa de aposentadoria e de redução de 50% da jornada, além de três programas compulsórios. Um relativo a licença não remunerada e dois para redução de jornada.

“Durante a trajetória da companhia, esse  time atuou em diferentes cenários, ora favoráveis e às vezes muito desafiadores, inclusive em fortes crises, como as de 2008 e 2015. Em todos os casos, conseguimos superar e surpreender os que estavam ao nosso redor. Somos uma empresa forte, unida e robusta, e reconhecida como uma das  melhores equipes da aviação brasileira, com o mais baixo custo e um modelo de negócios simples, adaptável e com a flexibilidade necessária para navegar no nosso setor”, disse, Celso Ferrer, vice-presidente de Operações da GOL, no comunicado.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ S/A? Clique aqui e assine VOCÊ S/A .

Gosta da VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.