Capacitação profissional gratuita para jovens em situação de vulnerabilidade
Espro e Instituto Cyrela oferecem 375 vagas em São Paulo. Cursos incluem habilidades técnicas e comportamentais. As inscrições já estão abertas.
O Espro (Ensino Social Profissionalizante), entidade sem fins lucrativos que há 45 anos apoia a inserção de novas gerações no mundo do trabalho, e o Instituto Cyrela, responsável pelos investimentos sociais privados da incorporadora e construtora Cyrela, vão oferecer 375 vagas em cursos gratuitos de capacitação profissional na cidade de São Paulo. Destinada a jovens de 14 a 22 anos de idade, em situação de vulnerabilidade, a iniciativa terá turmas em regiões mais carentes da capital paulista entre os meses de agosto e dezembro. As inscrições podem ser feitas por meio deste link ou de forma presencial nos locais dos cursos.
Quatro turmas serão realizadas na unidade do Espro de Itaguaçu, no bairro da Brasilândia (Zona Norte), sendo duas com início em 12 de agosto e duas em outubro. Duas turmas terão seu curso no Lar Sírio, na Vila Carrão (Zona Leste), a partir de 6 de agosto. Outras duas turmas serão promovidas na unidade do Espro de Santo Amaro (Zona Sul) a partir de 29 de agosto. E, finalmente, três turmas serão realizadas na unidade Central do Espro, uma com início em 16 de setembro e duas a partir de 6 de novembro. Cada turma comporta de 30 a 35 vagas.
Competências técnicas e soft skills
O curso é integrado ao projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) do Espro, voltado a capacitar adolescentes e jovens em busca do primeiro emprego. São 100 horas de treinamentos, em 25 encontros presenciais, que compartilham conteúdos sobre competências técnicas, como letramento em aplicativos de produtividade e trabalho na nuvem, até práticas corporativas e habilidades comportamentais (soft skills), como inteligência emocional, gestão de tempo, colaboração e resolução de conflitos. Os participantes não vão pagar nada mesmo: terão acesso a auxílio-transporte, lanche, uniforme, mochila, cesta básica e kit escolar.
“A iniciativa com o Instituto Cyrela apoia a capacitação de jovens em vulnerabilidade social, gerando melhorias significativas, por exemplo, em suas habilidades de comunicação e de destreza digital”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro. “É uma parceria que já vem de alguns anos e que vai contribuir com a meta de atendermos, em 2024, mais de 5 mil adolescentes e jovens em todo o Brasil.”
Chance de emprego é real
Ao concluírem o curso, os jovens podem ser contratados por empresas parceiras ou terem seus currículos cadastrados no banco de talentos do Espro, ficando aptos a participar de processos seletivos para programas de aprendizagem profissional (Jovem Aprendiz) ou de estágio.
Os cursos são oferecidos de maneira independente pelo Espro ou em parceria com empresas e entidades, podendo ser personalizados para atender à vocação ou a objetivos de agendas de ESG e responsabilidade social das organizações.
Realizado pela área de Inteligência de Mercado do Espro, o monitoramento de impactos do FMT identificou que os relatos dos jovens que participam dos cursos promovidos em parcerias, a exemplo dos realizados com o Instituto Cyrela, dão conta de um aumento de quase 30% nas competências técnicas digitais, além de um crescimento de 20% em quesitos como “Tenho segurança para participar de uma entrevista de emprego” e “Sei me comunicar e fazer com que os outros me entendam”.
Algo precioso para quem costuma ser invisível para o recrutamento das grandes empresas.