Na grande maioria dos casos, a demissão é um momento de dor para o profissional que está deixando a empresa. Embora seja difícil minimizar o impacto do acontecimento, é possível conduzir o processo com humanidade — e isso não deveria ser a exceção, mas a regra em todas as empresas. Veja as nossas dicas para esse momento. ⠀
1. Treine a liderança
O RH deve explicar aos gestores o que pode ser dito na conversa, tanto do ponto de vista prático, quanto do lado emocional.
2. Tenha delicadeza com os sinais
Por descuido, algumas empresas acabam bloqueando senhas ou crachás antes da comunicação sobre a demissão. Isso deve ser evitado.
3. Busque transparência
A comunicação da demissão deve justificar os motivos do desligamento e o contexto da empresa. Se possível, vale ressaltar os pontos positivos do funcionário.
4. Tenha objetividade
Se a motivação for mau desempenho ou comportamento, é recomendável munir-se de exemplos das oportunidades dadas anteriormente. Se as razões forem éticas, é mandatório que o RH esteja presente.