Uma pesquisa da consultoria Michael Page revelou que oito em cada dez cargos de média e alta gerência na área de RH tiveram aumento salarial acima da inflação entre 2022 e 2023. Quem mais ganhou foram coordenadores de comunicação interna e coordenadores de remuneração e benefícios: suas médias salariais aumentaram 45% e 39% respectivamente.
A consultoria analisou a variação em 27 cargos, responsáveis por temas como recrutamento, treinamento, desenvolvimento humano e responsabilidade social. Mais de 6,6 mil pessoas responderam à pesquisa. Elas trabalham em 3,8 mil empresas de portes variados, a maioria localizada nas regiões Sul e Sudeste do país.
Segundo Genis Fidelis, gerente executivo da Michael Page, os gerentes ou especialistas de remuneração se destacam à medida que as empresas buscam aprimorar estruturas salariais, reportes de indicadores, harmonização de cargos e salários, além de parcerias de benefícios.
“Gerentes de projetos de RH também estão em alta, em especial para a implementação de projetos globais em escala regional, além de gerentes generalistas de RH para atuar em empresas familiares.” Essas posições teriam roubado o destaque de outras, nas áreas de aquisição de talentos e desenvolvimento humano e organizacional.
O estudo da Michael Page ainda apontou que, em 2023, as empresas apresentaram uma demanda por posições menos seniores na área de RH, e o mercado de contratações esteve menos aquecido – tendências que devem refletir no ano que vem.