Imagine o nariz de um candidato crescendo à medida que responde às perguntas de um recrutador… Pois 70% dos trabalhadores admitem mentir nos seus currículos. O dado é de uma pesquisa da Resume Lab, feita com 1914 participantes e divulgada no fim de 2023. Um cenário que tende a diminuir muito com a evolução das tecnologias de inteligência de dados nos setores de RH das empresas.
Um exemplo é o Zoox Eye, módulo de consulta de dados pessoais da Zoox Smart Data, empresa brasileira de Data & Analytics. A ferramenta tem o mapeamento de mais de 26 milhões de pessoas, incluindo 5,9 milhões de perfis do LinkedIn, mais dados da Receita Federal e de mais de 57 milhões de empresas no Brasil.
São informações como e-mails pessoais, telefones, endereço, detalhes de históricos profissionais, acesso aos diplomas, certificações dos candidatos, histórico dos últimos empregos, cargos, salários, nível de senioridade, tempo de empresa, anos de experiência na função, promoções… além de detalhes das empresas em que o candidato trabalhou, como quantidade de funcionários, segmento, lista societária e faturamento.
Pega na mentira
Com tal volume de informações, as equipes de RH conseguem realizar uma checagem de informações seguras, combatendo as tentativas de fraudes ou de exageros no currículo. Além disso, com filtros personalizáveis e mais de 400 variáveis estruturadas e livres, os profissionais de recursos humanos ganham mais ferramentas para montar as estratégias de contratação.
“Empresas e profissionais prosperam mais quando as expectativas dos lados são atendidas, e a tecnologia pode ser uma grande aliada aos departamentos pessoais, contribuindo não somente com ganhos de eficiência, mas principalmente na assertividade das contratações. Isto ajuda a reduzir custos, burocracias e taxas de turnover das empresas”, diz Rafael de Albuquerque, CEO da Zoox Smart Data.