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Seguro de vida pode ser o diferencial na hora de reter talentos

Planos coletivos têm opções de custo reduzido para as empresas e assistências que podem ser usufruídas em vida, ampliando a percepção de valor do benefício

Por Abril Branded Content
Atualizado em 8 dez 2023, 08h20 - Publicado em 5 dez 2023, 10h58
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  • A retenção de talentos sempre foi um ponto crítico para qualquer empresa, independentemente de seu porte ou ramo de atividade. Segundo o Guia Salarial 2024, pesquisa realizada pela consultoria de recrutamento Robert Half, 47% das 500 empresas consultadas estão preocupadas, enquanto 26% estão extremamente preocupadas com a sua capacidade de reter talentos.  

    Esses dados têm fundamento. Embora a disputa acirrada por profissionais qualificados no mercado não seja novidade, os avanços tecnológicos acelerados e o conhecimento cada vez mais verticalizado fazem com que a mão de obra especializada seja ainda mais importante para a competitividade dos negócios. 

    “Todo negócio tem as pessoas como base. Perder gente com capacitação é um prejuízo para qualquer empresa”, afirma Alexandre Campos, Vice-Presidente de RH, Compliance, Jurídico e Sustentabilidade da AXA Seguros. 

    A situação fica mais delicada quando se trata das Pequenas e Médias Empresas, que, ao contrário das grandes corporações, dispõem de uma estrutura mais enxuta e encontram mais dificuldade para fazer reposições.

    Alexandre Campos
    Alexandre Campos, Vice-Presidente de RH, Compliance, Jurídico e Sustentabilidade da AXA Seguros (AXA/Divulgação)

    O seguro de vida como diferencial

    Frente a esse cenário, um pacote de benefícios atraente pode ser decisivo tanto na retenção, como na atração de talentos – e, dentro dele, o seguro de vida pode ser um importante diferencial. O seguro de vida, na forma de benefício ao colaborador, tem potencial de lhe garantir uma sensação de alívio emocional de longo prazo. 

    Ainda mais considerando que razões financeiras foram apontadas como um dos principais motivos para não se contratar o seguro de vida e, segundo dados da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), apenas 17% dos brasileiros com mais de 18 anos possuem seguro de vida. 

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    Alexandre ainda pondera que, embora as PMEs sejam responsáveis por grande parte da força de trabalho e dos negócios gerados no Brasil nos últimos anos, é mais comum encontrar o seguro de vida em pacotes de benefícios de grandes empresas. “Nos últimos anos, inclusive, houve uma tendência de ampliar as coberturas, movimento que ganhou ainda mais força com a pandemia da Covid-19”, explica. 

    Esclarecendo o seguro de vida

    Vimos que o seguro de vida pode ser um importante reforço no pacote de benefícios, visando a retenção de talentos. Mas é fundamental que alguns pontos a respeito desse produto sejam esclarecidos.

    O primeiro diz respeito ao custo, que supostamente tornaria o seguro de vida viável apenas para grandes empresas. Puro mito. Opções de seguro coletivo reduziram o custo do produto para as empresas – cálculos da AXA mostram que, na prática, o produto coletivo parte de um valor que corresponde a um almoço executivo por mês, por funcionário.

    “Na AXA, atualmente, temos o Vida Flex e o Vida Corporate, dois produtos voltados para empresas”, explica Ana Carolina Mello, Vice-Presidente de Subscrição da AXA Seguradora. O primeiro é voltado para as PMEs e contempla a partir de 5 vidas até 100; já o segundo, para corporações maiores, a partir de 101 funcionários. 

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    Ana Carolina explica que, além de preços competitivos, a AXA oferece flexibilidade às empresas. “Temos capacidade operacional para adequar a cobertura de acordo com as necessidades dos nossos clientes”, explica a executiva. “Além disso, oferecemos cobertura para a Covid-19.”

    O outro ponto é a percepção de que o seguro de vida oferece apenas cobertura de morte. O seguro de vida, atualmente, apresenta muitas assistências inclusas que podem ser utilizadas em vida, explica Ana Carolina. “Isso é importante pois ajuda a materializar a entrega e o valor do benefício ao funcionário”.

    Ana Carolina Mello
    Ana Carolina Mello, Vice-Presidente de Subscrição da AXA Seguradora (AXA/Divulgação)

    A AXA oferece diversos tipos de assistências, como as focadas em saúde mental, reparos para residência (que pode até representar economia no final do mês, já que certos reparos podem ter um custo elevado) e cartão natalidade (que oferece uma quantia para compra de produtos com foco em crianças ou mães). Veja a lista completa dos benefícios do seguro de vida AXA:

    –          Orientação Nutricional

    –          Cartão Natalidade

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    –          Orientação Gestacional

    –          Assistência Despachante

    –          Assistência Residencial

    –          Desconto em Medicamentos

    –          Amparo Social

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    –          Assistência Psicológica em Caso de Funeral

    –          Orientação Psicológica

    –          Terapia Online

    –          Assistência Maria

    –          Assistência PET

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    –          Assistência Inventário

    Superando o tabu

    Existe um outro ponto importante: em geral, as pessoas não gostam de falar sobre seguro de vida, pois acaba sendo diretamente relacionado à morte e a um momento de dor. Assim, o produto acaba sendo visto como um tabu. 

    O mercado de seguros trabalha para mudar essa perspectiva, mostrando que o seguro de vida faz parte de um planejamento financeiro e deve ser encarado como um investimento no futuro. Ele é uma forma de oferecer segurança e tranquilidade às pessoas que mais amamos. 

    “A indenização em caso de morte oferece conforto financeiro para a família se restabelecer da morte de um ente querido, aliviando a preocupação com outros aspectos decorrentes da situação”, afirma Ana Carolina. 

    “Além disso, a família recebe suporte emocional, por meio da orientação psicológica, para os familiares diretos e o auxílio funeral poupa o trabalho de, em um momento tão difícil, precisar organizar velório e enterro”.

    A AXA ainda oferece atendimento ao cliente com suporte da área de sinistros, para simplificação de processos. Afinal, em um momento tão delicado na vida dos beneficiários, uma equipe capaz de transmitir tranquilidade e acolhimento é um ponto indispensável.

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