Os cursos customizados para empresas são tendência de mercado. E não é difícil entender por quê. Ao implementar seus próprios programas de desenvolvimento, as empresas lidam com dores internas que são únicas e específicas de suas realidades.
O desenho de soluções customizadas atende as empresas nas demandas de desenvolvimento de colaboradores em diferentes etapas de carreira. Segundo Rodrigo Amantea, coordenador acadêmico do Insper Educação Executiva: “Trabalhamos com nossos clientes e parceiros para desenvolver o pipeline de liderança, do Trainee ao C-Level”.
O processo de customização de desenho dos cursos parte do entendimento das personas e necessidades de desenvolvimento para então definir temas e abordagens. As soluções podem ser mais abrangentes e complexas, combinando liderança, gestão e governança e também podem tratar de temas mais específicos como finanças, M&A, cultura, gestão de pessoas, habilidades sócio-comportamentais, pensamento crítico, entre outras.
Não menos importante, as soluções podem ter diferentes durações, curta e média, pós-graduação ou MBA, assim como diferentes modalidades de entrega, presencial, online síncrono e assíncrono ou híbrido.
“A metodologia proprietária do Insper Educação Executiva torna possível combinar curadoria de conteúdo e abordagem de forma centrada no participante, maximizando o impacto dos programas educacionais”, salientou Amantea.
Parceria com resultados mensuráveis
Cada iniciativa é desenvolvida em conjunto com cada empresa, de forma que atenda às suas necessidades específicas. O Insper atua lado a lado com as empresas, desde a etapa de entendimento de dores e expectativas até o momento da entrega dos programas.
Rina Xavier Pereira, coordenadora de Programas Customizados do Insper Educação Executiva, ressalta: “Cada programa é único e desenvolvido em parceira com as empresas. O foco central é o colaborador. Ao longo de todo o processo, os resultados são mensurados, de forma que, ao final, conseguimos medir o impacto de cada curso customizado”.
Como funciona a criação dos cursos customizados?
Por dentro da dinâmica
Conheça agora três casos de sucesso da implementação de cursos customizados in company do Insper.
Toyota
Início da parceria: 2008
Pessoas formadas até hoje: 210
Objetivo: Levar treinamento de ponta em gestão de empresas para os afiliados da Associação Brasileira dos Distribuidores Toyota (ABRADIT).
Curso oferecido: Pós-graduação em gestão de empresas Toyota Dealer Management Program (TDMP).
Resultado: “Certa ocasião, fomos questionados pela Toyota do Japão sobre os resultados práticos desta atividade. Então fizemos uma pesquisa entre os titulares das concessionárias, que apontaram que a iniciativa proporciona um novo grau de maturidade, capacidade de solução de problemas e planejamento estratégico”, afirma Paulo Cezar Carvalho Araújo, diretor executivo da ABRADIT.
Syngenta
Início da parceria: 2017
Pessoas formadas até hoje: 250
Objetivo: Implementar programas voltados para nível gerencial, executivos de liderança e também sucessores.
Curso oferecido: Academia de Gestores, Academia de Líderes, Academia de Líderes OTO, Academia de Sucessores e C-Level Program.
Resultado: Ana Scagliarini, gerente de marketing da Syngenta, detalha os principais benefícios identificados pela empresa: “Atualização dos conceitos, mudança de comportamento dos líderes envolvidos, melhor planejamento, ampliação de responsabilidade financeira e de consciência sobre impactos das decisões no resultado do negócio, conexão entre profissionais de diversas regiões, debates maduros e pertinentes sobre temas relevantes com reflexões sobre a prática no dia a dia dos negócios”.
Ambev
Início da parceria: 2012
Pessoas formadas até hoje: Mais de 280
Objetivo: Desenvolver a visão holística e estratégica da companhia, suportada por conhecimento teórico com a melhor didática acadêmica possível. E também estabelecer uma conexão com práticas profissionais e estratégicas de outras empresas.
Curso oferecido: Programa Business @ABI, reconhecido pelo Ministério da Educação, com público focal de liderança sênior, composta por diretores, gerentes seniores e especialistas corporativos da Ambev.
Resultado: “O intuito, além de escalar a nossa estratégia com colaboração e antecipar capabilidades do futuro, é quebrar silos e principalmente criar um milestone de carreira e um marco de passagem em funções estratégicas da companhia”, detalha Paula Gomes Pinto Tibau, gerente de Aprendizagem e Treinamento para a América do Sul.
Em maio foi lançado o Insper Gênio, que facilita o acesso das empresas a Educação Executiva do Insper através do agendamento de uma conversa inicial, com especialistas. Conheça.
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